São Paulo – A Auto Avaliar, plataforma online de vendas de veículos seminovos e usados e de gestão de estoque, divulgou seus resultados de 2020 e a perspectiva para 2021, que é a de retomada no volume de vendas, de acordo com seu CEO, JR Caporal: "Queremos chegar a 180 mil carros vendidos este ano, volume que já teríamos ultrapassado em um cenário normal, sem pandemia e sem a questão do menor volume de carros disponíveis no mercado, o que também nos criou um impacto, porque com a oferta menor o volume de negócios também caiu".
Com a expansão projetada para as vendas a expectativa é a de que o faturamento da empresa também cresça depois do empate ocorrido em 2020 na comparação com 2019, com cerca de 150 mil veículos comercializados. A Auto Avaliar pretende avançar em outras frentes de negócios com locadoras, seguradoras, bancos e montadoras, que também possuem veículos para vender e que podem usar sua plataforma.
Caporal disse que em 2020 o empate foi conquistado graças à reestruturação realizada na operação depois da chegada da pandemia da covid-19, que assustou o executivo em meados de março e abril, quando os negócios recuaram bastante e muitas dúvidas surgiram:
"Saímos da nossa zona de conforto, reestruturamos a operação e, com isso, conseguimos ter uma lucratividade muito maior do que em 2019 porque conseguimos reduzir os custos. Encerramos o ano com caixa e sem precisar tomar dinheiro do mercado".
Os dias que os veículos ficam em estoque também tiveram uma grande queda em 2020: pico de 69 dias registrado em maio, considerando a data de entrada na plataforma até a sua venda. Em dezembro esse tempo foi de 26 dias, mostrando o aquecimento do segmento.
Essa maior demanda foi responsável por reduzir a oferta de veículos seminovos e usados no mercado, o que é um ponto de atenção a curto prazo, mas que ajudou a elevar a rentabilidade dos revendedores, com média de 13,5% no ano passado. O tíquete médio também subiu de R$ 42,1 mil reais em 2019 para R$ 48,8 mil em 2020.
Foto: Divulgação.