São Paulo – A General Motors, por meio de sua marca Chevrolet, poderá vir a ser a montadora mais beneficiada com a saída da Ford dos seus segmentos de maior volume, de hatches e de SUVs compactos, de acordo com estudo realizado pela Auto Avaliar, que usou como base trocas que seus clientes que possuíam um Ford, Ka ou Ecosport, fizeram para alguma outra marca em 2020.
No geral 24% dos clientes, ou um a cada quatro, trocaram um dos dois modelos da Ford por um da Chevrolet.
Segundo a Auto Avaliar esses dados podem indicar o que acontecerá com o mercado no futuro, pois todos desejam saber para onde migrarão os clientes que compravam um Ford zero quilômetro nos segmentos de maior volume, que somaram 91,5 mil unidades no ano passado.
JR Caporal, CEO da Auto Avaliar, acredita que todas as marcas estão, nesse momento, traçando sua estratégia para atrair esses clientes. O potencial Chevrolet é aumentar em até 2 pontos a sua participação de mercado via atração de ex-clientes Ford, segundo o estudo.
A Hyundai aparece na segunda posição, com potencial para atrair 15% dos clientes que trocaram o seu Ford, enquanto Fiat e Volkswagen aparecem com 13%. Com esses porcentuais as três marcas podem vir a aumentar em mais de 1 ponto o seu market share este ano.
Para que isso aconteça, de acordo com Ari Kempenich, diretor de consulting da Auto Avaliar, as empresas terão que elevar sua produção para acompanhar a demanda: "Outros pontos, como estratégia para atrair os clientes, atendimento, e condições atrativas também serão fatores decisivos".
A Auto Avaliar também mostrou o comportamento dos clientes por segmento e, no caso dos proprietários do Ford Ka, 24% trocaram por um modelo similar da Chevrolet, 18% escolheram um Volkswagen, 15% um Hyundai e 14% optaram por um veículo da Fiat, mostrando que modelos como Onix, Gol, Up, Fox, HB20 e Argo podem atrair o consumidor em 2021, tanto no mercado de novos como no de seminovos.
No segmento de SUVs, um dos mais aquecidos do mercado, 20% dos clientes que tinham um Ford Ecosport trocaram por um modelo da Chevrolet, enquanto 16% migraram para Hyundai, 14% para Fiat e 10% para Volkswagen. Nestes casos alguns modelos, como Tracker, da Chevrolet, e Creta, da Hyundai, foram citados como modelos que podem ganhar força ao longo do ano.
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