São Paulo — A Mercedes-Benz apresentou na manhã da quarta-feira, 20, via internet, o modelo crossover EQA 250, que passa a integrar sua oferta de veículos elétricos abaixo de modelo já lançado, o EQC, de maior porte. Na Alemanha seu preço parte de 47,5 mil euro. As vendas no Brasil estão programadas para ocorrer a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
O EQC tem motor dianteiro elétrico de 140 quilowatts, o equivalente a 190 cv, que permite velocidade máxima de 160 km/h. A bateria de íon-lítio, segundo a enpresa, tem capacidade de armazenamento suficiente para que o veículo mostre autonomia de 486 quilômetros com uma carga completa, que poderá ser feita em tempo médio de cerca de seis horas por carregadores convencionais de corrente alternada.
A bateria é do tipo dois andares, ou double decker, como foi apresentada pela Mercedes-Benz no lançamento virtual. O nome se dá ao seu perfil duplo, uma forma de reduzir o espaço ocupado por ela no chassi: no EQA a bateria está instalada no vão central que divide a cabine do veículo ao meio. Por baixo dela há sistema que utiliza matéria refrigerante para controlar oscilações de temperatura do conjunto.
O chassi é o mesmo que suporta os modelos GLA, que era produzido em Iracemápolis, SP, e que, hoje, sai de outras linhas M-B. As diferenças estão em certos pontos do desenho do veículo, como por exemplo na parte frontal, onde há painel preto com a marca Mercedes-Benz, e na parte traseira, onde há uma tira de fibra óptica horizontal que conecta as luzes das lanternas, de full LED.
No interior há acabamento em couro nos bancos, teto panorâmico e o sistema multimídia MBUX, o Mercedes-Benz User Experience, em duas telas de 7 polegadas. As rodas, feitas em liga leve, são do tipo 18 polegadas, e os airbags do condutor e do passageiro dianteiro, para os joelhos do motorista e os windowbags, nas janelas, de série.
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