São Paulo – Ford e Google anunciaram negócio inédito para unir seus conhecimentos a respeito de carros conectados. A ideia é ir além de conectar os modelos Ford e Lincoln a serviços e nuvens e usar aplicativos da big tech: um novo grupo de trabalho, o Team Upshift, foi criado para gerar experiências personalizadas para o consumidor e oportunidades com base nos dados coletados pelos carros e processados pela Google.
Em comunicado distribuído na segunda-feira, 1º, a Ford afirmou que “isso pode incluir projetos que vão desde o desenvolvimento de novas experiências de varejo ao comprar um veículo, à criação de novas ofertas de propriedade com base em dados e muito mais”.
O Google Cloud será o provedor de nuvem preferencial dos carros Ford. O sistema Android, com aplicativos e serviços Google, será adotado nos modelos Ford e Lincoln por ao menos seis anos, começando em 2023.
De imediato o Google auxiliará a Ford no uso de tecnologias de inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados para acelerar a transformação digital da companhia, modernizar as operações e potencializar as tecnologias de serviços conectados com a nuvem. A Ford busca melhorar sua experiência com cliente, modernizar o desenvolvimento de produtos, manufatura e gerenciamento de cadeia de suprimentos com uso de inteligência artificial, e acelerar a adoção de modelos de negócios baseados em dados, fazendo uso de notificações em tempo real para os clientes.
Mais à frente, a partir de 2023, a ideia é usar serviços Google, como o Assistente, para que o motorista realize tarefas usando apenas a voz, ou o Maps, para tornar-se a plataforma principal de navegação dos automóveis Ford.
“Estamos obcecados em criar produtos e serviços essenciais e distintos da Ford”, disse o presidente e CEO Jim Farley. “Essa integração liberará nossas equipes para inovar para os clientes da Ford e da Lincoln, ao mesmo tempo em que dá acesso aos aplicativos e serviços globais do Google.”
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