São Paulo – O desafio que requer mais atenção da indústria automotiva brasileira é o da agenda de competitividade, segundo o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang. Em comunicado divulgado na tarde da quarta-feira, 3, no qual fez balanço dos negócios da companhia em 2020, e traçou projeções para 2021, ressaltou a necessidade de corrigir distorções e elevar a competitividade para atrair mais investimentos, gerar emprego e renda para os brasileiros.
“Recentemente, vimos importantes empresas do nosso setor deixarem de produzir no Brasil. Nós reafirmamos nosso compromisso com o País, mas precisamos de condições, inclusive tributárias, mais equilibradas e justas.”
Chang não citou, mas em dezembro seu diretor de assuntos governamentais, Roberto Braun, assinou artigo em que questionava os benefícios fiscais concedidos a montadoras instaladas nas regiões Nordeste e Centro-oeste, defendendo o avanço da reforma tributária para corrigir esses incentivos, considerados por ele “distorções”.
A Toyota fechou 2020 com 139,4 mil veículos comercializados no Brasil, queda de 36% com relação a 2019 e considerada por Chang menos acentuada do que a estimada no início da pandemia. As fábricas da companhia ficaram três meses paradas por questões de segurança, mas o último quadrimestre do ano indicou tendência positiva para os negócios.
Foram vendidas mais de 40,1 mil unidades do Corolla, somados híbrido flex e a combustão, e mais 32,4 mil picapes Hilux. Os demais produtos da linha,Yaris, Etios, RAV4 e Camry, somaram 62 mil emplacamentos.
Para 2021 a expectativa da Toyota é a de elevar 25% as vendas com relação ao ano passado e lançar no mercado um novo modelo, resultado do investimento de R$ 1 bilhão em Sorocaba, SP. Será um SUV, ainda não confirmado oficialmente pela Toyota, montado sobre a TNGA, sua mais moderna plataforma global. "Um produto desenvolvido para os consumidores brasileiros e latino-americanos, um projeto pensado, desde a concepção, nas necessidades e desejos desses consumidores”.
Em paralelo a companhia segue diversificando seus negócios com a Kinto, seu braço de mobilidade. No Brasil estão disponíveis o Kinto Share, de compartilhamento de veículos, e o Kinto One, solução para terceirização de frotas. Segundo a Toyota o Share já efetuou mais de 10 mil diárias de locação com 130 carros disponíveis em 33 concessionárias, para uma base de 20 mil usuários registrados.
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