São Paulo – A queda de 16,7% nos emplacamentos de veículos em fevereiro, comparado com fevereiro do ano passado, para 167,4 mil unidades, não foi linear. Ao fazer uma análise de cada segmento na entrevista coletiva de divulgação dos resultados na sexta-feira, 5, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, destacou o bom desempenho dos veículos comerciais, sejam leves ou pesados.
“As vendas de automóveis caíram 22,4%, mas a de comerciais leves subiram 7,9% na comparação anual. Os emplacamentos de caminhões cresceram 21,4%”.
No bimestre a queda do segmento de automóveis foi de 19% e comerciais leves e pesados cresceram, respectivamente, 6,7% e 11,8%. Há procura maior por picapes, vans e caminhões, especialmente do segmento extrapesado.
Seguem, porém, as dificuldades de abastecimento. Os estoques mantiveram o nível de dezoito dias de janeiro para fevereiro, mas o volume caiu de 100,8 mil para 97,8 mil unidades.
A Anfavea desconsiderou os feriados de carnaval na contabilização da média diária. Fevereiro, portanto, registrou média de 8,4 mil unidades, a pior desde o início da recuperação do começo da pandemia.
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