São Paulo – Após brindar os brasileiros com muitas opções no segmento de SUVs compactos as fabricantes nacionais olham, agora, para o degrau de cima, onde há anos reina, sozinho, o Jeep Compass. Entra forte na briga a Toyota com o Corolla Cross, seu primeiro SUV nacional, produzido sobre a plataforma TNGA em Sorocaba, SP.
Os volumes projetados por Vladimir Centurião, diretor de operação de vendas, ainda não colocam o modelo na liderança do mercado: 3,5 mil unidades por mês, ante um volume do Compass que tem oscilado de 4 mil a 6 mil nos últimos meses. 70% das vendas esperadas são dos modelos com motor 2.0, enquanto os 30% restante serão equipados com o conjunto híbrido flex.
O Corolla Cross é, portanto, o segundo automóvel brasileiro com o sistema híbrido flex, ainda exclusividade da Toyota. O motor flex 1.8 litro de 101 cv é auxiliado por um elétrico de 72 cv, ainda importados, nas duas versões topo de linha, a XRV e XRX, por R$ 172 mil 990 e R$ 179 mil 990, respectivamente.
O Dynamic Force 2.0 a combustão interna, produzido em Porto Feliz, SP, equipa as XR, por R$ 139 mil 990, e XRE, R$ 149 mil 990: esta, segundo Centurião, deverá ser a mais procurada pelos consumidores. As transmissões são CVT de dez velocidades. A central multimidia Toyota Play, a mesma do Corolla sedã, está presente em todas as versões.
As versões híbridas oferecem, ainda, o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, com sistema de pré-colisão frontal, sistema de assistência de permanência de faixa, função de alerta de mudança de faixa, faróis altos automáticos e controle de cruzeiro adaptativo.
O Corolla Cross é oferecido nas cores branca, sólido e perolizado, preta, prata, vermelha, cinza e azul. Estará nas concessionárias a partir dos próximos dias, com uma edição especial de lançamento limitada a 1,2 mil unidades do XRX híbrido, que oferece carregador por indução, estribos e soleira, dentre outros mimos.
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