São Paulo – É ousada a meta estabelecida pela diretoria da DAF Caminhões para 2021, ainda que o horizonte do segmento, especialmente nos pesados acima de 40 toneladas, seja positivo para o mercado brasileiro. Ao apresentar a nova linha CF na quinta-feira, 11, o presidente Lance Walters disse almejar aumento de 65% nas vendas dos modelos produzidos em Ponta Grossa, PR.
No ano passado, de acordo com a Anfavea, foram comercializados 3,8 mil caminhões DAF, volume 18% superior ao de 2019, mesmo diante de um mercado em retração de 11,5%. A participação no segmento pesado acima de 40 t, segundo Walters, chegou a 8,6%.
“Já temos 12 mil caminhões DAF rodando no Brasil, o que é bom para a nossa rede de concessionários, que cresce a cada ano. Até o fim deste ano esperamos ter mais de 18 mil caminhões dos nossos circulando pelas estradas brasileiras e chegar a uma participação de mercado na casa dos 10% no segmento.”
Walters afirmou que o mercado de pesados crescerá “dramaticamente na casa dos 25% sobre o volume do ano passado, podendo ficar de 52 mil a 57 mil unidades, podendo até alcançar resultado melhor”. Como contraponto, ele lembrou, há o problema de fornecimento de peças, que é global, não afetou ainda a DAF Ponta Grossa mas pode vir a ser um entrave.
“Hoje o maior problema está na logística. Precisamos usar algumas vezes o frete aéreo, mas conseguimos abastecer a nossa linha e entregar os caminhões aos nossos clientes.”
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