São Paulo – A Mercedes-Benz investiu R$ 1 milhão no desenvolvimento e na produção do chassi de ônibus O 500 R Super Padron, urbano que atende a anseios de empresas que operam em rotas com corredores e faixas exclusivas. O diretor de marketing e vendas de ônibus, Walter Barbosa, estima vender em 2021 de cinquenta a oitenta unidades do modelo produzido em São Bernardo do Campo, SP.
“Regiões como Belo Horizonte e Porto Alegre deverão representar a maior demanda por esse veículo ao longo de 2021”, disse, acrescentando que em um ano normal, sem pandemia, as vendas poderiam chegar a duzentas unidades.
Segundo Barbosa disse a Mercedes-Benz já traçou plano de divulgação que envolve demonstrar para as empresas o veículo em operação e até ceder algumas unidades para testes. Mas tudo depende do controle da pandemia, uma vez que esse tipo de ação, agora, está proibida.
O O 500 R Super Padron possui 14 metros de comprimento, único no mercado, e concorrerá com veículos de 15 metros de outras montadoras. No caso do portfólio da Mercedes-Benz ele será uma opção intermediária, acima do veículo de 13 metros e abaixo do de 18 metros: "Esse chassi permite configurações para transportar até cem passageiros, a mesma capacidade de veículos maiores de outras empresas".
Para transportar mais passageiros em um veículo de comprimento menor a montadora fez alterações no chassi e nos eixos, para suportar mais peso. O chassi O 500 R Super Padron pode ser encarroçado pelas principais empresas do mercado, como Caio, Comil, Marcopolo e Mascarello, e possui motor OM 926 LA de 310 cv de potência e câmbio automático da ZF de seis marchas.
Dentre os itens de série está o volante multifuncional, sistema Eco Support que traz informações do veículo no painel, coluna de direção regulável e suspensão com sistema de ajoelhamento que rebaixa o veículo quando necessário.
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