São Paulo – Em seu primeiro trimestre como importadora de veículos a Ford caiu para a décima posição do ranking de marcas de automóveis e comerciais leves. Há um ano, ao fim de março de 2020, ocupava a quarta posição, segundo levantamento da Agência AutoData com base em dados da Fenabrave.
Suas vendas caíram de 43,9 mil unidades, de janeiro a março de 2020, para 16,2 mil nos primeiros três meses deste ano, queda de 63,2%. A participação de mercado de 8,2% foi para 3,3%.
Foi superada, portanto, por Nissan, Honda, Toyota, Renault, Jeep e Hyundai. Esta décima posição parece confortável: a décima-primeira, Caoa Chery, ainda não ameaça – foram quase 10 mil unidades de distância da Ford para a empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade no primeiro trimestre.
Embora os volumes da Ranger ainda sejam importantes para a Ford – representou, no período, quase um terço das vendas, 5,6 mil unidades – as vendas do Ka e do EcoSport somaram mais da metade do volume registrado do período, 6,2 mil e 2,4 mil unidades, respectivamente. Coisa de estoque, pois eles deixaram de ser produzidos em Camaçari, BA.
A Fiat ampliou sua vantagem na liderança e seguiu seu crescimento no trimestre, com alta de 34,5% sobre os primeiros três meses de 2020. A Volkswagen, vice-líder, quase empatou os volumes dos períodos, ao passo que a Chevrolet registrou 21% de queda e saiu da primeira para a terceira posição do ranking.
Hyundai, quarta colocada, e Jeep, quinta no ranking, foram outras a apresentar aumento nas vendas comparado com o primeiro trimestre de 2020: 9,8% e 29,1%, respectivamente.
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