São Paulo – Foi aqui que você leu sobre o aumento do IPI para carros importados, em 2011, naquele que foi o embrião do Inovar Auto. Sete anos depois ela informou sobre o Rota 2030, política industrial que sucedeu à anterior, polêmica, que rendeu até processos ao Brasil na OMC, Organização Mundial do Comércio.
Antes, foi ela que bateu na sua caixa de entrada em uma manhã de dezembro de 2008, quando o governo dos Estados Unidos precisou socorrer a General Motors e a Chrysler para evitar uma crise ainda maior na já combalida economia estadunidense, atingida pela crise da quebra do Lehman Brothers – essa você acompanhou, também, por meio dela. E meses depois informou sobre a união da Fiat com a Chrysler e a criação da FCA, que anos depois se fundiu com a PSA e gerou a Stellantis: tudo isso você leu nela.
A Daimler se uniu e se separou da Chrysler. A ZF comprou a TRW e a Wabco, a BorgWarner adquiriu a Delphi, e você leu tudo nela. Até sobre a Autolatina você foi informado – ela veio uns anos antes, é verdade, mas o passado ajuda a contextualizar o presente e o leitor precisa ser sempre bem informado.
Esta edição é a 5 mil da Agência AutoData, que há mais de vinte anos chega, ininterruptamente, à sua caixa postal eletrônica. Evoluiu muito, é verdade: já há quem a acompanhe em tempo real no www.autodata.com.br. Mas essa newsletter, diária, reúne o que de melhor foi publicado no site, todos os dias.
A primeira edição da Agência AutoData, então Boletim AutoData, foi enviada em 10 de agosto de 2000 aos assinantes. Muitas inaugurações de fábricas foram noticiadas pelos repórteres, editores e diretores que por AutoData passaram, sejam elas montadoras, sejam fabricantes de autopeças.
Salões do Automóvel, em São Paulo, Buenos Aires, Detroit, Frankfurt, Genebra, Paris, Shangai, Tóquio, Fenatran, Salão de Veículos Comerciais em Hannover, Automec, Congressos SAE, Simea e dezenas de Workshops, Seminários e Congressos organizados por AutoData chegaram às suas mãos por meio das notícias da Agência AutoData.
Tivemos nossos furos, também. Mas, sejam elas notícias exclusivas, em primeira mão, ou acompanhando o setor, a Agência AutoData sempre buscou deixar o leitor informado. Ele é a razão do seu existir. Crescimento e queda do mercado, casos complicados para a indústria como o dieselgate, criação de tecnologias inovadoras como flex fuel, o surgimento dos carros elétricos. A Agência AutoData acompanhou tudo, de perto, nessas últimas 5 mil edições. E seguirá pelas próximas 5 mil, 10 mil. Transformando informação em conhecimento.
Foto: GR.Stocks/shutterstock