São Paulo — A Honda apresentou ao mercado, na sexta-feira, 9, em transmissão realizada via internet, a versão híbrida do sedã de luxo Accord, que será vendido no País, de acordo com a montadora, a partir do início do segundo semestre. O veículo será importado e o preço da versão única segue em sigilo.
A empresa também informará no futuro qual é sua perspectiva de vendas acerca do Accord híbrido e, também, com quais lotes iniciará sua operação comercial no País. O que se sabe, a princípio, é que é fabricado nos Estados Unidos e que é um dos três modelos híbridos que a Honda deverá lançar aqui até 2023 com a marca e:HEV.
A respeito da propulsão, a primeira do tipo na gama da Honda para o mercado brasileiro, o novo Accord tem o seu powertrain formado por dois motores elétricos que geram 184 cv de potência e um outro a combustão que gera 145 cv.
O acionamento do conjunto depende do modo de condução escolhido pelo motorista. São três no total: no EV Drive a tração fornecida pelo powertrain é 100% elétrica. Na segunda opção, a Hybrid Drive, como o próprio nome sugere, mistura tração elétrica e a combustão. No caso do modo de direção Engine Drive a condução é fornecida pelo motor a combustão apenas.
Nos momentos em que o veículo tem o motor a gasolina 2.0 de 16v acionado quem transfere a força às rodas é o sistema e-CVT, que, apesar do nome, não é uma caixa de câmbio continuamente variável. A Honda aplicou uma embreagem que realiza esta tarefa apenas quando o motor a combustão é acionado, nunca com os elétricos em funcionamento. Nesses momentos o motor exerce função regenerativa de energia para as baterias.
A bateria tem capacidade de carga de 1.3kw/h, similar a aplicada em outro modelo híbrido que roda no Brasil, o Toyota Prius. A instalação, no caso do Accord, foi feita sob os bancos traseiros.
De acordo com parâmetros do Inmetro o Accord tem consumo de 1,20 MJ/km nos modos elétricos e 17,6 km/l, na cidade, e 17,1 km/l, na estrada, nos momentos em que é a tração do motor a combustão que assume o controle do powertrain.
Na parte externa o novo veículo da oferta da Honda tem novos faróis de neblina em LED e rodas de 17 polegadas. Por dentro, sistemas de infontainment compatíveis com dispostivos Apple e Android, conexão bluetooth e entradas USB na parte traseira.
O sistema de segurança Honda Sensing foi aprimorado no modelo. Nesta versão única, por exemplo, o Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão, é a grande novidade.
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