São Paulo – A Fiat tem, enfim, um SUV em seu portfólio brasileiro. O Pulse, apresentado há cinco meses no fim do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, começa a chegar nas próximas semanas à rede concessionária, que já abriu sua pré-venda. Traz inovações como o motor Turbo 200, seu 1.0 com turbocompressor produzido em Betim, MG, e a plataforma MLA, que estreia com o primeiro utilitário esportivo Fiat produzido no País.
É considerado um divisor de águas dentro da companhia. Herlander Zola, diretor de operações comerciais para a América Latina, disse que “a Fiat foi uma até aqui e será muito melhor a partir do lançamento do Pulse”.
E estamos falando da líder no mercado nacional, com ampla distância para a vice-líder. Com o Pulse a Fiat entra no segmento B-SUV, atualmente o mais volumoso do mercado, e passa a concorrer em 90% dele. De 2012 a 2021, segundo a empresa, os SUVs compactos passaram de dois a dezoito modelos e ampliaram sua participação de 2,8% para 22,8% do mercado.
O Pulse tem três versões, com dois motores. O portfólio começa na Drive, dotada do motor Firefly 1.3 aliado a câmbio manual, por R$ 79 mil 990, e central multimídia, faróis em LED, ar-condicionado automático e digital, quatro airbags e o TC+, sistema que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência, equilibrando o torque das rodas e garantindo maior estabilidade.
Com a transmissão automática e o motor aspirado a versão Drive sai por R$ 89 mil 990. Ao trocar pelo motor turbo, R$ 98 mil 990. As versões Audace e Impetus só têm opção do motor Turbo 200 e câmbio CVT, por R$ 107 mil 990 e R$ 115 mil 990.
“Pelo que o mercado brasileiro vem demonstrando acreditamos que o maior nível de aceitação será nas duas versões do topo”, disse Zola, que programa, também, as exportações. “O Pulse chegará à Argentina e demais países da América Latina nos próximos meses.”
O executivo acredita que o longo período de lançamento ajudará a alavancar as vendas do SUV no mercado brasileiro. Durante o BBB os espectadores votaram para batizar o modelo e, na final, suas linhas foram reveladas. A vencedora, Juliette Freire, também ganhou o carro – e a Fiat deverá fazer barulho na hora da entrega.
“Setenta mil pessoas se inscreveram no hotsite lançado durante o Big Brother. É um grupo de pessoas que vem acompanhando há muito tempo o carro. Temos, portanto, um nível de expectativa muito alto.”
O Pulse é produzido em Betim, MG, fábrica que desde o começo do mês tem 1,8 mil trabalhadores com o contrato de trabalho suspenso por causa da falta de semicondutores.
Foto: Divulgação.