São Paulo — A Kia apresentou o Stonic, seu SUV compacto híbrido, o primeiro da categoria, que chega ao Brasil com a importante missão de alavancar suas vendas: projeta quatrocentas unidades/mês. Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia, 1,2 mil unidades já foram encomendadas à matriz, na Coreia do Sul, para atender a procura dos clientes até o começo do ano.
Com grande demanda por sua rede de concessionárias, que informou uma boa aceitação pelos clientes, a Kia agora enfrenta a falta de chips, o que impacta nos volumes entregues no Brasil: "Até agora recebemos apenas 150 unidades e acredito que todas já foram vendidas. Hoje tentei achar uma unidade livre na nossa rede e não consegui".
Com apenas 150 unidades recebidas das 1,2 mil solicitadas, a expectativa de Gandini é que novo lote seja recebido durante dezembro, mas a quantidade que chegará ao País ainda não foi confirmada pela matriz. Problemas com o preço dos fretes marítimos e a disponibilidade de navios também estão no caminho da Kia para avançar com seu novo modelo híbrido.
Antes do lançamento foram realizados treinamentos técnicos e comerciais nas 76 concessionárias Kia, capacitando as equipes de vendas e pós-vendas para atender aos clientes a partir da chegada do veículo. As revendas também receberam o ferramental adequado para fazer a manutenção do Stonic e, no futuro, dos outros veículos híbridos e elétricos que a Kia pretende lançar por aqui.
O Stonic chega ao mercado por R$ 150 mil, sendo o híbrido mais barato ofertado no Brasil, com sistema MHEV, Mild Hybrid Electric Vehicle, de 48V, que trabalha junto com o motor três cilindros a combustão 1.0 turbo e que, juntos, geram 120 cv de potência. O câmbio é automático de sete velocidades e de dupla embreagem.
Com esse conjunto mecânico o modelo produz baixa emissão de CO2 e consumo de combustível de 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina. De itens de série o modelo oferece três modos de condução, Eco, Sport e Normal, seis airbags, kit multimídia com capacidade para espelhar smartphones, controle de estabilidade e de partida em rampa, ar condicionado digital e automático e garantia de cinco anos.
Quando as entregas do Stonic passarem e ser realizadas no fluxo esperado pela Kia no Brasil, reflexo de produção global sem gargalos por causa dos chips ou de qualquer outro componente, a projeção é a de dobrar o volume comercializado no Brasil. De janeiro a outubro a Kia vendeu 4,1 mil unidades, de acordo com dados da Abeifa, entidade que representa os importadores.
Novos modelos – Para os próximos meses a Kia garantiu o lançamento do Niro híbrido, mais um SUV, que está em fase final de homologação. O segundo lançamento, previsto para maio, será o primeiro 100% elétrico, o EV6. Os dois lançamentos, junto com o Stonic, marcam a reconstrução da marca, em busca do segmento premium.
O Seltos, produzido na mesma plataforma do Stonic, também está em fase de testes aqui e poderá ser lançado, mas deverá demorar mais tempo, porque segundo Gandini os laboratórios usados para homologar veículos estão sobrecarregados no País: "O nosso próprio laboratório chega a operar 24 horas por dia em algumas semanas. O Seltos está na fila para ser atendido".
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