Tuiuti, SP – São dois os cenários trabalhados pela Peugeot a respeito do mercado brasileiro de veículos em 2022: um, mais otimista, com os emplacamentos somando 2,5 milhões de unidades, e outro, mais cauteloso, com vendas de 2,2 milhões. Mas Felipe Daemon, head para a marca na região, disse para a Agência AutoData durante o Electric Experience, evento organizado pela TSO em Tuiuti, SP, que acredita em algo no meio do caminho.
“O primeiro semestre deverá ser mais difícil, por causa dos problemas que temos na cadeia de fornecimento. Mas estou bastante otimista com o segundo semestre: acho que a situação estará melhor".
Nos próximos meses os semicondutores continuarão sendo o maior problema para a indústria automotiva, assim como todos os itens ligados à parte eletrônica e de tecnologia dos veículos, que estão em falta no mercado, segundo Daemon. Os outros itens usados não estão com fornecimento mais estável, mas os custos aumentaram e pressionam a produção das montadoras.
Mesmo com todos as dificuldades que o setor enfrentou em 2020 e 2021, o executivo considerou que a Peugeot conseguiu sofrer menos do que outras marcas, avançando no mercado. Sua participação de mercado em 2021 será de 1,5%, considerando as vendas até dezembro, contra 0,7% em 2020: "Para 2022 continuaremos com a meta de dobrar nossa participação de mercado, como fizemos em 2021. Queremos chegar a 3% do mercado no ano que vem".
A projeção para o ano que vem não é considerada das mais difíceis, pois em outubro e novembro a Peugeot já atingiu participação de 2% nas vendas, ritmo que deverá ser mantido, ou até crescer, para 2,2% em dezembro.
Para avançar no mercado a Peugeot já possui caminhos bem definidos, como a aposta no segmento de utilitários, no qual a empresa quer ter a oferta mais completa de veículos no País nos próximos anos. Sem confirmar os modelos que serão lançados Daemon disse que a picape Landtrek está participando de roashow no continente e poderá surgir no mercado brasileiro.
No segmento elétrico, no qual possui dois modelos, o e-208 GT e a van e-Expert, a empresa já conversa internamente para trazer novos modelos em 2022, buscando o protagonismo dentro da Stellantis na eletrificação no Brasil. As novidades virão para o segmento de carros de passeio e de utilitários.
Em dois ou três anos a Peugeot também prepara uma ofensiva no segmento de carros de passeio com motor térmico, envolvendo algumas séries especiais de modelos que já estão no portfólio. Sobre a produção, no Brasil, de um desses futuros lançamentos o executivo disse que o foco é sempre esse: buscar a nacionalização do produto.
Compartilhar motores, câmbios e outros componentes com as outras marcas da Stellantis, buscando o que for mais eficiente para seus produtos, também é um plano bem claro a curto e médio prazo, segundo Daemon.
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