São Paulo – A Toyota estima elevar em 12% suas vendas no mercado brasileiro em 2022, quando concentrará esforços em conquistar novos clientes e reter os atuais. Em comunicado divulgado na terça-feira, 8, a companhia informou que vendeu, no ano passado, cerca de 175 mil veículos, aumento de 26% na comparação com 2020.
Nota do Editor: Após divulgar na terça-feira, 8, que sua projeção de crescimento nas vendas era de 20%, a Toyota corrigiu a informação na quarta-feira, 9: a estimativa correta é de alta de 12%. A Agência AutoData fez as alterações na reportagem.
Seu principal lançamento, o SUV Corolla Cross, registrou 34,3 mil unidades comercializadas em dez meses, desempenho similar à média do sedã Corolla, que em doze meses somou 41,9 mil licenciamentos. O Toyota mais vendido no Brasil em 2021 foi a picape Hilux, produzida na Argentina, com 45,9 mil unidades.
Quase 20 mil das unidades vendidas foram veículos eletrificados, dos quais 11 mil Corolla Cross híbrido flex, o veículo eletrificado mais vendido no mercado brasileiro.
Foi, segundo seu presidente Rafael Chang, um ano mais desafiador do que o esperado, por causa dos efeitos da escassez de componentes. Em Indaiatuba e Sorocaba, SP, foram produzidos 172 mil unidades, crescimento de 48% sobre 2020 – mas poderia ter sido mais, caso houvesse mais semicondutores dispiníveis. Deste volume 35% tiveram como destino outros países: somente o Corolla Cross foi enviado para 22 mercados da América Latina e Caribe.
“Seguimos nos reinventando para superar as dificuldades e mantemos diálogo franco e aberto com nossos colaboradores, concessionários, fornecedores, governo e outros agentes da sociedade”, afirmou Chang, em nota. “Está cada vez mais claro que temos que buscar uma agenda sustentável de competitividade para o Brasil, que favoreça um ambiente justo de competição para toda a indústria e é isso que vamos seguir fazendo.”
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