São Paulo – “Vamos eletrificar o País”, sentenciou Aksel Krieger, CEO da BMW Brasil, após anunciar três das pouco mais de trinta novidades programadas pelo grupo para o mercado brasileiro em 2022. iX, iX3 e iX4 chegam às concessionárias até dezembro, mais do que dobrando o portfólio 100% elétrico disponível, que hoje conta com i3 e Mini Cooper SE.
Ainda são importados – e não há planos, segundo Krieger, de produzir algum eletrificado em Araquari, SC, no curto prazo. Por lá as novidades são o X3 e X4 e um modelo ainda inédito, resultado de investimentos de R$ 500 milhões anunciados no ano passado.
“Até 2030 teremos 50% do nosso portfólio formados por modelos elétricos. A ofensiva será forte”, garantiu Krieger, em evento online com a imprensa latino-americana no qual foram divulgados os resultados de 2021, expectativas de 2022 e alguns dos planos futuros. “2021 foi um ano positivo para o Grupo BMW no Brasil. E estamos otimistas.”
No ano passado foram 14,5 mil automóveis BMW vendidos no Brasil, crescimento de 16,8% sobre 2020, e 1,4 mil Mini, alta de 9%. As motocicletas BMW Motorrad registraram alta de 13,9%, somando 11,9 mil unidades. A BMW foi a líder das marcas premium e, pela primeira vez, vendeu mais carros aqui do que no México, tornando o Brasil seu principal mercado na América Latina.
Krieger anunciou também, orgulhoso, maior participação da engenharia local nos desenvolvimentos do Grupo BMW.
Regionalmente o desempenho também foi positivo: crescimento de 15,4% nas vendas de automóveis, duas vezes superior ao registrado globalmente, com pouco mais de 47,6 mil unidades. Alexander Wehr, que em janeiro passou a presidência da divisão para Reiner Braun, destacou que, mesmo com este avanço, os níveis pré-covid ainda não foram alcançados: “Estamos ainda quase 11% abaixo do volume registrado antes da pandemia”.
Deste volume 6 mil veículos vendidos foram eletrificados. Wehr apostou em crescimento de 50% para 2022, somando 9 mil unidades. O mercado automotivo da região, segundo ele, deverá avançar 8,2%, com o segmento premium crescendo 6,4%: “Estamos otimistas para mais um ano positivo para o Grupo BMW na América Latina”.
Seu sucessor, Braun, prometeu que a maioria dos 25 lançamentos eletrificados programados pelo grupo até 2030, quando a meta é reduzir em 66% a emissão de carbono em suas operações, chegará à região. Destes treze serão 100% elétricos.
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