São Paulo — A Turbi, startup de locação de veículos, projeta grande expansão de sua frota em 2022, com crescimento de até quatro vezes, saindo de 2 mil para até 8 mil veículos. A expectativa é que o aumento de sua frota seja puxado pelo avanço da demanda por locação de veículos na Grande São Paulo, onde a empresa opera.
“Ainda existe um espaço muito grande para a locação. Acreditamos que 2022 será o ano da retomada, assim como da produção de veículos em volumes maiores a partir do segundo semestre”, disse Luiz Bonini, um dos sócios da Turbi. “Também notamos uma mudança de comportamento de parte dos consumidores, que buscam novos meios de uso do veículo, e não a posse”.
Para o faturamento a expectativa é novo cresicmento, depois da alta de 125% em 2021, somando R$ 50 milhões, mas Bonini não divulgou os porcentuais projetados para este ano.
Para o segmento de locação a startup projeta crescimento do modelo tradicional de negócio, assim como pelas novas soluções, caso da sua operação, que espalha os carros por diversos pontos da cidade e permite que o cliente reserve de forma online, realize o pagamento e retire onde desejar, fazendo o mesmo processo na hora de devolver.
Bonini disse que no ano passado a empresa conseguiu dois avanços importantes no seu formato de negócio, oferecendo o travamento e destravamento do veículo por bluetooth. Antes esse processo era feito por 3G, mas o sinal não chegava a algumas regiões.
O segundo ponto foi o monitoramento de danos do veículo, com o próprio usuário fazendo as fotos necessárias após o uso e um sistema de inteligência artificial reconhecendo se houve danos ou não, processo mais ágil do que o anterior. Em caso de danos pequenos o valor é repassado ao usuário e, caso o valor do reparo seja alto, o cliente pode pagar a franquia do seguro.
Atualmente a frota da Turbi está presente em São Paulo, na região do ABCD Paulista, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra e Osasco, com mais de trezentos pontos para retirar e devolver o veículo. Para 2022 o plano é de expansão mas, com a grande demanda nas regiões em que já está presente, a startup estuda se o avanço será para outras cidades ou dentro dessas citadas.
Com relação aos tipos de locação que seus clientes procuram a Turbi começou oferecendo viagens curtas, de um dia de uso, por exemplo, cenário que está mudando com o crescimento das locações semanais e mensais, com expectativa de que esse tipo de demanda siga aumentando em 2022.