Handmade ajudou montadora a desenvolver as soluções empregadas ao VW Play
São Paulo — Os Volkswagen Nivus e Taos trouxeram como uma de suas grandes inovações o VW Play, sistema de infotainment desenvolvido pela equipe local de engenharia da fabricante — e que é exportado para outras regiões. Quem colaborou, com pesquisas de campo e entrevistas com clientes e potenciais clientes, foi a Handmade, que ainda entregou à montadora quinze novos componentes que, se ela assim desejar, podem ser incluídos nos seus novos veículos. A consultoria realizou um roadmap com cinco anos de lançamentos.
A pesquisa de campo feita em 2019 funcionou como uma validação para tecnologia que já vinha sendo desenvolvida pela Volkswagen havia cerca de dois anos, contou o CEO da Handmade, Luís Felipe Fernandes, conhecido como Jimmy:
“A Volkswagen entendeu que, sozinha, a conectividade não resolve nada, e teve olhar atento às necessidades do público. Foi quando pudemos ampliar essa visão de inovação para que, juntos, pudéssemos construir coisas que trouxessem maior impacto no mercado e promovessem disrupção. Nosso papel junto à montadora foi, desde o início, cruzar as visões e aprofundar pontos para satisfazer o cliente final”.
Luís Felipe Fernandes
Ao longo dos seis meses pelos quais o trabalho se estendeu foram entrevistados 752 consumidores nas próprias concessionárias, em vinte cidades de nove estados. O especialista em inovação de produtos e negócios contou que a consultoria também conversou com os 26 executivos envolvidos no projeto de conectividade, a fim de aparar e unir as arestas.
Nos Estados Unidos foram testados mais de vinte carros, de diferentes marcas, na busca da compreensão do que já existia no mercado e que era interessante, assim como o que não era tão funcional: “Alugamos alguns veículos e também analisamos pessoas durante o uso, por exemplo. Passamos dias acompanhando o dia a dia de motoristas de aplicativo. Foi importante tanto para observar como para conversar sobre o que era essencial para eles, assim como do que mais sentiam falta”.
No trabalho de pesquisa também foram abordados estudiosos do setor automotivo e jovens, de 15 e 16 anos, que ainda não possuem carteira de habilitação – grupo que deverá adquirir carros daqui a algum tempo.
“Cruzamos as necessidades de negócio com a viabilidade técnica e o olhar de necessidade do público. Foi quando pudemos identificar as lacunas existentes no mercado, levar diferenciação para a Volkswagen, resolver problemas reais das pessoas e gerar resultados.”
Fernandes lembrou que, por fim, antes de colocar a inovação nas ruas, eles criaram panfletos que foram distribuídos em uma concessionária para falar a respeito do que seriam os serviços. Um vendedor foi treinado para, durante uma semana, dar informações e apresentar o serviço que seria oferecido em breve, o que possibilitou ter um termômetro da demanda por parte do cliente.
No caso do VW Play, uma das soluções validadas pela consultoria, depois de tudo isso ainda foram realizados mais de 6 mil testes para estressar o sistema e corrigir eventuais falhas.
Itens que fazem a diferença — O CEO da Handmade citou que foram exploradas, por exemplo, questões como se o infotainment deveria estar conectado à internet ou deveria usar a conexão do celular – o que foi aprovado: “Ajudamos a montadora a entender que consequências isso tem na experiência do cliente”.
Outros pontos também foram analisados: faria sentido possuir biblioteca própria de aplicativos, embarcados na solução, ou seria melhor espelhar o que o usuário possui no seu celular? A primeira opção foi a escolhida, e com aplicativos da Porto Seguro e do iFood, tudo embutido no sistema: “O projeto já existia desde 2017 e, com ele, todos os questionamentos. Nosso trabalho foi levar isso a campo e entender o que fazia mais sentido. O impacto na experiência positiva ou negativa”.
Os outros componentes validados com o suporte da Handmade, que incluem tecnologias que não existem em outras montadoras, além de novos serviços, segundo Fernandes, poderão ser utilizados em lançamentos de veículos VW.
Trabalho desse porte gira em torno de R$ 1 milhão. A consultoria, existente há sete anos, tem no seu portfólio empresas como iFood, Nubank, Santander, Vivara, OLX e ItaúUnibanco. Com sede em São Paulo a Handmade possui sessenta funcionários.
De 2019, ano em que foi realizado o trabalho para a Volkswagen, para 2020 a empresa ampliou seu faturamento, cujos números não divulga, em 77%. No ano passado, como reflexo da covid, o avanço foi tímido, de apenas 4%. Para 2022, com o aquecimento do mercado, a melhora dos indicadores da pandemia e a maior adesão de empresas à inovação, Fernandes espera ampliar a receita em pelo menos 30%.