São Paulo – A Volkswagen Financial Services e a Embracon Administradora de Consórcio juntaram forças em parceria para que as cotas ativas, e futuras, do Consórcio Nacional Volkswagen sejam administradas pela Embracon. O acordo precisa ser aprovado pelas agências regulatórias mas a intenção de Guido Savian Jr., presidente administrativo da administradora de consórcio, é que a parceria comece no segundo semestre, com a venda de novas cotas em conjunto.
Não se trata de joint-venture ou de troca de participações: na prática a VWFS contratou a Embracon para administrar sua carteira de consórcios, hoje composta por cerca de 70 mil clientes, e auxiliar na expansão dos negócios, seja com crescimento orgânico promovido pela equipe de vendas da empresa, especializada em consórcios, seja por novos produtos que podem ser desenvolvidos em parceria.
Segundo Savian a expectativa é começar a venda de novas cotas, em conjunto, a partir do segundo semestre. As cotas atuais migrarão para o sistema da Embracon em até doze meses. No primeiro caso custos e lucros serão divididos. No segundo a Embracon será remunerada pela administração da carteira.
O que Rodrigo Capuruço, diretor gerente da VW Financial Services, aposta com a parceria é no aumento da participação dos consórcios, hoje em torno de 10%, na carteira do braço financeiro da Volkswagen: “A Embracon é uma máquina de consórcios. Temos que estar juntos para as vendas, desenvolver produtos inovadores”.
Os consórcios estão em um bom momento no Brasil, beneficiados pela alta dos juros, pois os brasileiros enxergam nas cotas uma possibilidade melhor para comprar um carro novo. Segundo a Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, as vendas de novas cotas, que incluem imóveis, serviços e veículos, cresceram 12% no primeiro trimestre, para 886,3 mil. Os negócios atingiram R$ 55,2 bilhões, um aumento de 15,3%.
“Os consórcios cresceram inclusive durante a pandemia”, disse Savian. “A curva segue crescente e, com os juros altos, é uma opção para o brasileiro investir em um novo veículo.”
Capuruço adiantou que um dos primeiros passos da parceria será a criação de um consórcio de caminhões, produto ainda não disponível no portfólio do Consórcio Nacional Volkswagen: “Será algo já no curto prazo. A Volkswagen é a líder em vendas de caminhões no Brasil e a VWFS a líder em crédito concedido ao setor”.