Frota brasileira de elétricos e híbridos se aproxima de 100 mil veículos
São Paulo – Pouco a pouco, conforme as montadoras ofertam maior gama de veículos eletrificados e, ao mesmo tempo, estabelecimentos comerciais, como shoppings, supermercados e postos de combustível, ampliam a disponibilidade de carregadores elétricos públicos, os modelos que nasceram para eliminar o CO2 da atmosfera vão ganhando participação no mercado brasileiro.
Dados da Anfavea mostram que, de janeiro a maio, foram emplacados 16 mil 888 automóveis, comercias leves, caminhões e ônibus híbridos e elétricos, quantidade 54% superior à licenciada em igual período em 2021, 10 mil 392 unidades. De acordo com o presidente Márcio de Lima Leite “temos um número por enquanto embrionário, mas que já apresenta crescimento bastante consistente”.
De fato, quando comparado com anos anteriores, o volume vendido nos primeiros cinco meses do ano supera o total de eletrificados comercializado durante todo 2019, 11 mil 934 veículos. E se aproxima do saldo de 2020, de 19 mil 831 unidades movidas a novas tecnologias de propulsão.
Para efeito de comparação: no mesmo período as vendas gerais de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, a maioria movida a combustão, retraíram 17%, ao somar 740 mil unidades.
Considerando apenas automóveis e comerciais leves eletrificados foram vendidos 14 mil 85 híbridos e 2 mil 307 elétricos. Significa 2,4% do total comercializado no período.
Em 2017 representavam 0,2% do total das vendas, porcentual mantido em 2018 e que no ano seguinte passou a 0,4%. Em 2020 era 1%, em 2021 1,8% e, agora, até maio, mais de 2%.
Caminhões e ônibus possuem uma participação ainda inferior, equivalente a 0,9% do total, com 496 veículos, sendo 407 elétricos e 89 híbridos, mas, segundo Leite, é importante observar como o setor obteve reação surpreendente: em 2019 e 2020 era 0,1% do total, 0,3% em 2021 e agora quase 1%.
Dados da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostram que os 3 mil 387 emplacamentos de eletrificados no quinto mês do ano representam alta de 9% com relação a maio de 2021, que registrou 3 mil 102, e incremento de 8,5% ante abril, com 3 mil 123 unidades.
O mercado de eletrificados, segundo a entidade, segue sob a liderança dos híbridos com motor flex a etanol, fabricados pela Toyota em São Paulo, a exemplo do Corolla Cross. Os elétricos, por sua vez, ainda são importados.
Picapes e furgões – O destaque dos eletrificados no mês passado ficou para os comerciais leves, que registraram aumento de 321% nas vendas ao saltar de catorze unidades em abril para 59 em maio. No acumulado do ano foram 170 licenciamentos.
Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, a evolução desse mercado tem sido puxada pela adesão cada vez maior da agenda ESG e pelo fato de as empresas de veículos começarem a oferecer mais opções de picapes e furgões não movidos a combustão.
“Muitas prefeituras têm notado e se manifestado em prol de um transporte mais limpo, ao mesmo tempo em que empresas que transportam carga urbana e grandes redes de varejo têm optado por veículos menos poluentes para desempenhar essas tarefas.”
A frota brasileira de eletrificados soma 93 mil 496 veículos, de acordo com dados da ABVE. Para o presidente da entidade até o fim de julho deverá passar dos 100 mil.
Em todo o mundo, até o fim do ano passado, eram mais de 6 milhões de híbridos e elétricos plug-in, número que deverá dobrar este ano, avaliou Maluf: esse número representará 18% das vendas totais de veículos.
Avanço na América do Sul– No Chile a divulgação dos dados acontece em relatório separado dos veículos a combustão interna, ambos divulgados pela Anac, Associação Nacional Automotiva do Chile, que apontou crescimento de 241% nas vendas de janeiro a maio ante iguais meses de 2021. Nesse período o mercado local somou 2 mil 538 unidades eletrificadas vendidas no segmento de automóveis e comerciais leves.
A Anac também divulga o volume de vendas por tipo de motorização eletrificada, com os elétricos puros representando 17% do total comercializado. O maior volume foi de híbridos leves, 38%, 35% de híbridos convencionais e 9% de híbridos plug-in.
No segmento pesado, no qual os dados de veículos zero emissões e de baixa emissões são somados, foram vendidos 49 ônibus e quatro caminhões.
O mercado de veículos eletrificados da Colômbia cresceu 98,9% até maio, com 11 mil 572 vendas. Os dados divulgados pela Andemos, Associação Nacional de Mobilidade Sustentável, consideram os elétricos, todos os tipos de híbridos e todos os veículos comercializados no País.
As motocicletas elétricas também estão com demanda crescente na Colômbia, somando 1,3 mil vendas até maio, incremento de 31,6% sobre os cinco primeiros meses do ano passado.