São Paulo — Benefício tributário oferecido a empresas fabricantes que optam por importar veículos eletrificados, com a possibilidade de zerar a alíquota aos 100% elétricos, foi determinante para que a Caoa Chery anunciasse cinco novas versões no País. Tratam-se dos híbridos flex Tiggo 5x PRO Hybrid e o Tiggo 7 PRO Hybrid, que terão seus kits CKD montados em Anápolis, GO, do Arrizo 6 PRO Hybrid, do Tiggo 8 Plug-in Hybrid e do subcompacto elétrico iCar.
Segundo o CEO da Caoa, Mauro Correia, o incentivo apoiou o plano já pré-estabelecido, uma vez que o cronograma já existia em 2021: “Pensamos, então: agora é o momento certo”.
O benefício, extensivo aos híbridos, com alíquotas de 2% a 4%, é maior conforme a eficiência energética. Para os CKDs é preciso se cadastrar junto ao governo e separar o que é produzido localmente para que o desconto no imposto seja calculado.
O vice-presidente de operações da Caoa, Márcio Alfonso, contou que a escolha pelos modelos importados foi pautada pela tecnologia. Segundo ele os híbridos flex eram candidatos naturais para virem ao Brasil, e que já faziam parte de projeto incubado há três ou quatro anos, começando pelo Arrizo 6 PRO Hybrid.
“O que surgiu de forma adicional, no ano passado, foi o Tiggo 8 Plug-in Hybrid. Tínhamos dúvidas se haveria espaço para ele. Não por causa do imposto mas em função do sucesso desse tipo de carro. A questão tributária só ajudou.”
Contexto turbulento – Sobre trazer as cinco novidades em meio a cenário econômico de juros crescentes e inflação em patamar elevado Correia afirmou que é justamente o instante em que é preciso investir e acreditar mais: ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimento será concluído este ano:
“Nós passamos pela mesma situação no ápice da pandemia e uma decisão muito acertada que tomamos foi não parar de investir, inclusive em comunicação, e continuar com os lançamentos, no caso o Arrizo 6 e o Tiggo 8, e saímos dela mais fortes. Porque se toda vez que há uma crise na sua frente você retrair você perde tempo”.
O CEO reconheceu que o contexto macroeconômico é complicado, mas ponderou que não é exclusivo do Brasil, ao citar que a inflação de 9% ao ano se assemelha à praticada na Europa e à dos Estados Unidos, em torno de 8%.
“Nesse momento temos de oferecer algo diferente ao consumidor, para que ele se sinta estimulado a financiar um veículo novo, se não se perde o embalo da empresa. Dobraremos nosso volume de vendas? Não. Mas nós acreditamos em crescimento, de forma racional e com os pés no chão, mesmo em momento de crise.”
Mauro Correia
Para Márcio Alfonso essa é a hora de sair um pouco na frente dos outros, principalmente quando a sua não é a marca dominante: “Em um momento em que todos estão relutantes, em dúvida, nós avançamos, de forma que a concorrência demore mais a nos alcançar”.
Os executivos disseram que têm parcerias com instituições financeiras a fim de ofertar melhores condições de financiamentos para os lançamentos. Alfonso ressaltou que devido à larga oferta de peças para reparos quando há sinistro e à agilidade para aprovar a ordem de serviço os seguros de veículos Caoa Chery costumam ter valores mais acessíveis.
Correia assinalou que, de forma conservadora, a aposta para 2022 é de crescer 20%, pelo menos.