Versões de entrada têm foco no segmento compacto, e as mais caras concorrerão com SUVs médios
São Paulo — O nova geração do Honda HR-V foi apresentada na quinta-feira, 30, em São Paulo, e o início da pré-venda na rede está marcado para o domingo, 2, quando os preços serão revelados. O SUV será comercializado em quatro versões, duas com motor aspirado, EX e EXL, e duas dotadas de motor turbo, Advance e Touring, sendo que o visual do modelo também muda conforme a motorização.
Com esse portfólio a expectativa da empresa é o de concorrer em dois segmentos: no de SUVs compactos com as versões aspiradas e no de SUVs médios com as configurações turbo. De olho nessas duas fatias de mercado a Honda começará a disputar clientes com seus concorrentes de tamanho menor, pois as vendas serão iniciadas apenas com as duas versões aspiradas em agosto e a disputa por clientes de SUVs médios deverá começar só em outubro, quando chegam as versões com motor turbo.
As quatro versões do novo Honda HR-V serão produzidas em Itirapina, SP, fábrica que passou por uma grande transformação nos últimos dois anos e meio para receber diversas mudanças na linha de produção, para atender àquela que é considerada, internamente, uma nova plataforma. Essa linha já está produzindo o City, nas configurações hatch e sedã.
Uma dos materiais que passou por grande mudança foram os aços de alta resistência pois a produção do novo SUV os utilizará de maneira mais intensiva: deixarão a carroceira mais rígida e mais leve à medida que poderão ser usados em menor quantidade.
Os motores são 1.5 aspirado de 126 cv de potência, o mesmo do City, e o 1.5 turbo, do qual a Honda ainda não divulgou as especificações, ambos produzidos em Sumaré, SP. O trabalho de nacionalização do motor turbo, assim como as mudanças para transformá-lo em flex, demorou cerca de três anos e já está finalizado, segundo a empresa.
De acordo com o engenheiro de testes Maurício Correia em Sumaré os motores são acoplados ao câmbio automático CVT, montado em Itajaí, SC, e depois viajam até Itirapina, ali ao lado, onde são montados no SUV: “Esse trabalho de receber o câmbio em Sumaré, acoplar ao motor e mandar o conjunto para Itirapina acontece quase em tempo real, pois quase não temos estoque de transmissões e motores em Sumaré”.
Os dois motores disponíveis no HR-V são uma das apostas da Honda para atrair clientes à medida que o aspirado terá foco em consumo, “sendo o melhor da categoria de SUVs compactos, fazendo com etanol 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada enquanto com gasolina as medições mostram 12,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente”. Os dados do motor turbo ainda não foram divulgados, mas ele deverá entrar na cesta de desejos de clientes que busquem por desempenho.
O segundo princípio que a Honda pretende trabalhar para conquistar vendas é a segurança, pois o HR-V terá de série, nas quatro versões, o Honda Sensing, que reúne uma série de tecnologias que auxiliam o motorista e reduzem o risco de acidentes. O pacote oferece frenagem automática que reduz impactos no caso de uma colisão, piloto automático adaptativo, sistema de leitura e de faixa que age no volante caso o carro saia do traçado correto.
E o terceiro princípio é a conectividade, com o novo sistema Honda MyConnect, que por meio de um aplicativo no celular permite acessar diversos dados do veículo e controlar algumas de suas funções de maneira remota. O sistema é desenvolvido por um fornecedor global da companhia, que já usa o sistema em outros mercado e o adaptou para o Brasil.
Uma lista de itens de série bem ampla desde a versão EX também deverá atrair clientes pois essa configuração terá seis airbags, kit multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento de smartphones sem cabo, assistente de controle de descida, faróis full led, câmara de ré, rodas aro 17 e ar-condicionado com novo sistema de difusão que melhorou a distribuição e saída para os bancos traseiros.