São Paulo – Com 187,2 mil automóveis e comerciais leves vendidos de janeiro a junho a Fiat garantiu, com certa folga, a liderança do mercado brasileiro no primeiro semestre. Suas vendas caíram 16,3% com relação ao mesmo período do ano passado, um pouco acima da média do mercado, de 15,4% de retração, mas a distância para a vice-líder, Chevrolet, ainda foi considerável, de mais de 70 mil carros.
A marca da General Motors registrou queda de 7%, com desempenho superior à média, mas ainda baixo pois, no ano passado, a companhia sofria com a fábrica de Gravataí, RS, paralisada, o que tirou por alguns meses do mercado o Onix e o Onix Plus, seus carros mais vendidos.
No fechamento do semestre a Volkswagen retornou ao pódio, de onde esteve de fora nos últimos meses. Seu desempenho ainda está bem abaixo da média, com queda de 41,8% nas vendas, mas começou a melhorar: no mês passado foi vice-líder em vendas.
A Toyota remou contra a maré e fechou o semestre com 15,4% de crescimento nas vendas, com 90,6 mil unidades vendidas, e conquistou a quarta posição do mercado. Mas tem a Hyundai na cola: a diferença é de cerca de 250 unidades.
Do Top 10 apenas a Peugeot, além da Toyota, registrou aumento nas vendas no período. E as delas foram 81,2% superiores, alcançando 21,8 mil unidades e garantindo a décima posição do ranking, com 2,6% de participação.
Veja o ranking: