Furgão E-JV 5.5 custa R$ 314,9 mil e roda até 300 km com uma carga de bateria
São Paulo – A JAC Motors está lançando o seu décimo veículo elétrico no Brasil, o furgão E-JV 5.5 para entregas urbanas, vendido por R$ 314,9 mil. O modelo tem capacidade para transportar até 800 quilos de carga no compartimento de 5,5 metros cúbicos e autonomia para rodar até 300 quilômetros com uma carga completa de bateria.
A marca chinesa tem o maior portfólio de modelos elétricos à venda no País, agora com quatro automóveis, cinco comerciais leves e um caminhão leve com duas configurações, de 7,5 ou 8,5 toneladas de peso bruto total, PBT. Na projeção de Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC e importador oficial da marca chinesa, o E-JV 5.5 será o mais vendido de todos, no embalo do forte crescimento do segmento de entregas urbanas no País. “Estimamos vender cerca de cinquenta unidades por mês.”
O novo furgão chega no único segmento em que, na visão de Habib, os veículos elétricos têm real potencial de crescimento no Brasil. “Os BEVs [Battery Electric Vehicles] são muito caros para pessoas físicas e são inviáveis para operações de transporte de longa distância. Por isso no mercado brasileiro os elétricos não devem representar mais do que 0,5% das vendas nos próximos anos, hoje são 0,4%.”
Habib aponta que, mesmo no caso de elétricos comerciais leves para entregas urbanas, a principal motivação para compra não é econômica, mas está ligada a obrigações da agenda ESG das empresas, de ações de governança socioambiental. No caso do furgão E-JV 5.5 ele conta que, para compensar o preço de aquisição duas vezes maior em comparação com um modelo similar a diesel, o elétrico precisa rodar o mínimo de 180 quilômetros por dia, “caso contrário a conta não fecha”.
A conta é a seguinte: para carregar totalmente a bateria de 50 quilowatt-hora do JAC E-JV 5.5, com o custo médio da energia a R$ 0,60 por kWh no Estado de São Paulo, gasta-se o total de R$ 30 para rodar até 300 quilômetros, ou R$ 0,10 por quilômetro, enquanto um furgão equivalente a diesel, pagando R$ 7 por litro, gastaria algo em torno de R$ 210 para percorrer a mesma distância, ou R$ 0,70 por quilômetro. “O que se gasta a menos com diesel é consumido pela prestação maior de um financiamento de quatro anos”, explica Habib. “Por isso é necessário rodar no mínimo 180 quilômetros por dia, para fazer valer a pena o custo menor do combustível.”
Mas Habib reconhece que a maioria dos clientes roda menos do que isso. “Estão comprando por causa de ESG, muitas vezes a ordem vem de fora, da matriz no Exterior, que precisa atender metas de redução de emissões em suas operações no mundo todo.”
Outra vantagem do elétrico, especialmente no caso de um veículo comercial, é o custo de manutenção seis vezes menor nas revisões em comparação com um modelo a diesel, pois há muito menos componentes de desgaste a serem trocados, como correias, bicos injetores, óleo, filtros e catalisador. Um BEV não usa nada disso mas, ainda assim, essa redução de custos leva muitos anos para compensar os altos preços das baterias.
Veículo ágil e confortável – O E-JV 5.5 é veículo comercial bem mais esperto do que qualquer similar a diesel. A tração elétrica tem 204 cavalos e torque máximo imediato de 30 kgfm, garantindo acelerações muito rápidas, mesmo quando carregado. Como todo carro elétrico o câmbio é automático de uma só velocidade, o que eleva o conforto ao dirigir, similar ao de um carro de passeio bem equipado.
Aliás o furgão é tão ou mais equipado do que muitos carros à venda por aqui. Vem de série com airbags frontal duplo, controle eletrônico de estabilidade, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores, direção assistida, luzes de neblina, freio de estacionamento elétrico, auto hold que mantém o veículo freado até pisar novamente no acelerador, rodas de alumínio de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, monitor de pressão dos pneus e tela multimídia de 10,25 polegadas com espelhamento sem fio para smartphones.
Com 5,1 metros de comprimento, 1,76 de largura e 1,90 de altura, o furgão é compacto suficiente para garantir agilidade e manobras fáceis, mas também tem bom espaço de 5,5 metros cúbicos para acomodar carga, suficiente para um dia todo de entregas. O compartimento traseiro é acessado por uma porta lateral corrediça e outra traseira que abre na vertical – um defeito para um veículo de carga, pois dificulta o carregamento traseiro em docas.
O tempo de recarga das baterias do E-JV 5.5 é rápido e compatível com o tipo de operação para a qual o veículo é destinado, podendo ser recarregado na garagem do frotista à noite, quando normalmente fica parado. Se estiver com 20% de carga, o uso de um wallbox de 7 kWh vai dispender pouco mais de 6h40 para atingir os 100%. Em um eletroposto de carga rápida basta uma hora para repor 80% da carga das baterias.