São Paulo – A Iveco participou da Latbus 2022 com veículos que indicam seus próximos passos na região. Mostrou um chassi de ônibus movido a gás natural, ou biometano, um ônibus elétrico de encarroçamento próprio e a sua linha Euro 6.
O ônibus elétrico E-Way, produzido na Europa, quando chegar ao Brasil será inicialmente importado, ainda sem data oficial. O modelo possui 20 toneladas de PBT, 12 m de comprimento e oito packs de bateria que rendem até 300 quilômetros de autonomia, distância que pode aumentar ou diminuir dependendo da quantidade de baterias pela qual o cliente escolher.
O chassi movido a gás é o 17-210 G, também com 12 m, que pode ser abastecido com gás natural ou biometano. O motor gera 204 cv de potência, em linha com seus concorrentes a diesel, e seu tanque de combustível é composto por seis cilindros, gerando autonomia de 250 quilômetros.
Os veículos elétrico e o movido a gás estão em fase de desenvolvimento, assim como o caminhão movido a gás, veículo que deverá ser o primeiro a chegar ao mercado.
O grande entrave para o avanço desses veículos será o preço, já que o elétrico custa de 3,5 a 4 vezes mais, enquanto o ônibus movido a gás tem custo 30% maior.
Para atender aos clientes interessados em veículos alimentados a gás a Iveco já preparou uma concessionária em Ribeirão Preto, SP, que passou por todas as adaptações necessárias e pelo treinamento de seus funcionários. Outras três serão inauguradas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
O chassi 17-280 Euro 6 também foi mostrado na Latbus: e é a única novidade que já tem data para chegar ao mercado, janeiro de 2023. A van Daily, com PBT até 3,5 toneladas, já está equipada com tecnologia Euro 6 e foi lançada no começo do ano.