Resende, RJ — A exemplo do que vêm fazendo nos últimos anos concorrentes como Volvo, Mercedes-Benz e Scania, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também investiu no desenvolvimento de um caminhão com direção autônoma, sem interferência do motorista, para operar na colheita de cana. Junto com a apresentação da linha de caminhões 2023 Euro 6 a empresa divulgou que um modelo autônomo pesado Constellation 31.280 8×4, especialmente modificado para a aplicação fora-de-estrada, está em testes em fazenda da Raízen no Interior de São Paulo.
Segundo Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da VWCO, o projeto começou a ser desenvolvido no centro tecnológico de Resende, RJ, há cerca de um ano e meio: “Nós aplicamos todas as modificações no caminhão e instalamos os sistemas necessários para a condução autônoma, e a Raven forneceu o equipamento de geoposicionamento digital por satélite GPS que guia o veículo”.
O engenheiro disse que o lançamento comercial do caminhão Volkswagen autônomo deve acontecer ao longo de 2023. Embora a primeira unidade tenha sido desenvolvida para atuar em plantações de cana Chaves revelou que novas aplicações já estão no horizonte: “Nosso foco foi desenvolver um veículo autônomo para o agronegócio e, por isto, nada o impede de operar em outros tipos de colheita”.
Conjunto integrado – O Constellation 31.280 8×4 em testes incorporou vários sistemas que atuam em conjunto e dirigem o veículo em trajetória planejada e velocidade constante ao lado de uma colheitadeira que, ao mesmo tempo, corta a cana e despeja na caçamba do caminhão.
Dentre os dispositivos necessários para a condução autônoma o modelo VW tem direção assistida elétrica, transmissão automatizada Eaton de 12 marchas, controle de velocidade de cruzeiro e assistência de partida em rampas. Tudo é controlado pelo sistema de geoposicionamento em tempo real RTK, Real Time Kinematic, que identifica a posição do veículo e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm, impossível de se atingir na condução humana, como destacou a VW Caminhões e Ônibus.
O sistema também faz uso de informações de um conjunto de câmaras, que substituem os retrovisores tradicionais e oferecem uma visão de 360° ao redor do veículo, inclusive para operações noturnas, identificando qualquer obstáculos e pessoas no caminho.
Mesmo com o modo de condução autônoma ativado o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo.
A equipe de engenharia do centro de pesquisa da VWCO em Resende executou a integração de todos os sistemas de automação, desenvolvimento de software e módulos de controle, direção eletricamente assistida, o conjunto de câmaras com visão noturna e a transmissão automatizada. Também foram incorporados ao caminhão suspensão reforçada, cabine com novos itens como banco com cinto integrado e revestimento de fácil limpeza do pacote Robust fora-de-estrada da família Constellation.
O desenvolvimento contou, ainda, com a parceria das empresas Raven para projetar o sistema de geoposicionamento e do centro de modificações BMB para adaptar o veículo para a colheita de cana, com adoção de eixos de bitola larga de 3 metros e pneus balão para que o caminhão possa trafegar com maior estabilidade no meio das linhas de plantações sem danificar as mudas ou compactar o solo.
O Constellation autônomo opera somente dentro das plantações, colhendo a cana cortada e fazendo o transbordo para caminhões de transporte até as usinas. Chaves contou que “se o cliente precisar usar o veículo para transportar a safra ou quiser vendê-lo poderá refazer todas as transformações”.
O Constellation 31.280 8×4 autônomo tem eixos dianteiros com capacidade de 8 toneladas e os traseiros para 13 toneladas com redução no cubo, totalizando PBT, Peso Bruto Total, de 42 toneladas. O motor utilizado é o mesmo MAN D08 de 280 cv que equipa a versão convencional do Constellation.
O veículo conta ainda com pacote de assessórios para operações fora-de-estrada, incluindo grade de proteção frontal quebra-mato, escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador peito-de-aço, protetor de alternador contra palha, protetor térmico das tubulações do sistema pneumático nos freios, tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal, chicote elétrico com proteção reforçada e tomada de força.