Empresa desenvolveu para fabricantes de caminhões e ônibus no País novos motores que atendem a legislação do Proconve P8
São Paulo – A Cummins investiu R$ 170 milhões para desenvolver no País novos motores Euro 6, equipados com um também novo sistema de pós-tratamento de gases, que começam a ser fornecidos aos clientes fabricantes de caminhões e ônibus até o fim deste ano, para atender à nova fase da legislação brasileira de emissões para veículos pesados, o Proconve P8, em vigor a partir de janeiro próximo.
Segundo Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil, o desenvolvimento dos novos motores e de seu sistema de emissões levou cerca de três anos e meio, em testes junto com os fabricantes de veículos e seus clientes: Volkswagen Caminhões e Ônibus, Agrale, Marcopolo e mais um fabricante que não foi revelado. Apesar das paralisações dos trabalhos durante o pico da pandemia de covid-19 o executivo disse que houve tempo suficiente para terminar todos os projetos em andamento e homologar todos os produtos Euro 6.
Com o crescimento do mercado de caminhões e ônibus Rishi afirma que o faturamento da Cummins no País, este ano, deve crescer de 6% a 8% sobre os R$ 3,5 bilhões em vendas realizadas em 2021. Poderia ser mais caso não houvesse falta de componentes para produzir, problema que, segundo ele, “foi mais grave no começo do ano e agora está mais administrável pois estamos atendendo os pedidos”.
Rishi diz que por causa da falta de componentes eletrônicos este ano não foi possível produzir mais para formar estoques de caminhões e ônibus Euro 5 e atender a uma possível demanda maior que costuma ocorrer antes da mudança da legislação de emissões, com clientes que querem evitar os aumentos de preços provocados pela adoção de novas tecnologias.
Com os novos produtos Euro 6, mais caros, no mercado o executivo prevê que será natural uma queda de vendas de caminhões e ônibus em 2023, o que ele espera poder compensar com aumento das exportações de motores, principalmente para o México e os Estados Unidos: “Já temos encomendas que projetam bom crescimento das vendas para estes mercados no ano que vem”.
Novos produtos – As famílias de motores diesel B, F, L e X da Cummins, de 3,8 a 15 litros, foram homologadas para o Proconve P8 com tecnologia Euro 6, que envolve a aplicação de um novo catalisador modular de pós-tratamento, com injeção de solução de ureia Arla 32, projetado pela divisão de controle de emissões da empresa, a Cummins Emission Solutions.
Segundo a fabricante o módulo de exaustão é 60% menor e 40% mais leve do que os oferecidos pelos concorrentes que atendem ao mesmo nível de emissões. Além de ser mais compacto o sistema foi pensado para reduzir os custos de manutenção: como é modular quando é detectado algum problema só uma parte precisa ser trocada, e não o dispositivo inteiro.
Em comparação com os motores Euro 5 em uso atualmente por caminhões e ônibus no Brasil a Cummins informa que os novos Euro 6 reduzem substancialmente as emissões de poluentes, em mais de 77% as de NOx e de 66% no material particulado.
Junto com os novos Euro 6 a diesel a Cummins também está lançando motores a gás das famílias B, L e X que também atendem ao Proconve P8, com catalisador mais simples e redução de 70% nas emissões de CO2, de 80% nas de material particulado e de 90% nas de NOx com relação aos motores diesel. Estes motores ainda são importados mas, segundo Rishi, “poderemos produzir aqui assim que houver demanda: não será necessário investimento muito alto para isso pois é relativamente simples nacionalizar”. Sobre isso o executivo informou que um cliente já está testando o motor a gás L9 no País, em um caminhão de coleta de lixo.
Rotas de descarbonização na Fenatran – Rishi afirmou que o lançamento de motores a combustão Euro 6 mais eficientes é a primeira etapa do plano global de descarbonização da Cummins, nomeado Destino ao Zero, que prevê o uso de diversas tecnologias, atuais e em desenvolvimento, com o objetivo de zerar gradualmente as emissões de carbono dos produtos da companhia até 2050. Na Fenatran, que será realizada de 7 a 11 de novembro no SP Expo, a empresa exibirá algumas dessas soluções.
Além dos novos motores diesel Euro 6 B6.7de diversos tamanhos – 3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 – e do novo catalisador de pós-tratamento de gases, a Cummins mostrará em seu estande na Fenatran o motor a gás L9 com catalisador de três vias, que não precisa de injeção de solução de ureia Arla 32 e por isto é mais compacto.
Também estará em exibição na Fenatran, pela primeira vez no País, o X15H, motor a combustão alimentado com hidrogênio verde, produzido sem emissões de CO2. Esta é uma das apostas de médio prazo da Cummins: o propulsor, com potência máxima de 530 cv, deve a ser introduzido no mercado em 2026 ou 2027, indicado para caminhões de longa distância de até 44 toneladas, que poderão rodar até 1 mil quilômetros abastecidos com 80 kg de hidrogênio.
O X15H faz parte de uma nova geração de motores Cummins, denominados agnósticos, que são projetados sobre uma única plataforma e podem ser produzidos para rodar com diversos combustíveis, incluindo diesel, gás, propano, gasolina e hidrogênio.
Dentre as apostas de eletrificação a Cummins vai mostrar em seu estande na Fenatran uma solução da Meritor, que foi comprada este ano e tornou-se uma divisão da companhia, a Cummins Meritor. Estarão expostos os eixos 14Xe e 17Xe com motores elétricos agregados.
Apresentado pela primeira vez no País o eixo elétrico 17Xe, com até 430 kW de potência contínua, foi projetado para tracionar caminhões pesados de até 44 toneladas de peso bruto combinado. Em fases de testes o início da produção está previsto para 2025, em Lindesberg, Suécia. Já o 14Xe foi desenvolvido para equipar caminhões de 12 t a 24 t de PBT, peso bruto total e está sendo produzido desde o início deste ano em Asheville, Carolina do Norte, Estados Unidos.
Novos motores Euro 6 da Cummins também estarão na Fenatran a bordo de caminhões Volkswagen Delivery leves e médios, enquanto novos eixos trativos da Meritor equipam caminhões Euro 6 da DAF, Volvo, Iveco e Volkswagen.