São Paulo – A aquisição global da Meritor pela Cummins, concluída em agosto, começa a fazer seus efeitos também na operação brasileira da companhia. A agora Cummins Meritor dividirá com outras divisões da Cummins o mesmo estande na Fenatran, de 7 a 11 de novembro no SP Expo.
Mais do que uma exibição de produtos complementares de powertrain, como são os motores de uma e os eixos trativos da outra, no Brasil o negócio agrega R$ 2 bilhões ao faturamento de R$ 3,5 bilhões das demais divisões da Cummins, incluindo motores, turbos, filtros, eletrônicos e sistemas de tratamento de emissões.
Além do faturamento total estimado de R$ 5,5 bilhões a Meritor soma mais duas unidades industriais, em Osasco, SP, e Resende, RJ, ao complexo da Cummins em Guarulhos, SP, integrando cerca de 3 mil empregados diretos no País, 1,3 mil da Meritor e 1,7 mil da Cummins.
Segundo Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil, a aquisição faz parte do plano estratégico de ampliar o portfólio de produtos da companhia, que desde 2017 vem comprando empresas para agregar novos domínios tecnológicos às suas ofertas, especialmente àquelas ligadas às rotas de descarbonização dos transportes: “Queremos que 100% dos fabricantes de veículos pesados contem com ao menos uma tecnologia da Cummins”.
No caminho da descarbonização a Cummins já adquiriu o controle da Hydrogenics, especializada em hidrolisadores que extraem hidrogênio da água, e da NProxx, que produz tanques de hidrogênio que serão úteis tanto para caminhões com motores a combustão como para elétricos alimentados por células de combustível a hidrogênio.
No caso da Meritor a aquisição traz para o portfólio da Cummins eixos trativos convencionais e também os novos eixos elétricos – que também estarão expostos no estante na Fenatran –, com motores embutidos, que serão essenciais para tracionar novos caminhões e ônibus elétricos.
“Cummins e Meritor são empresas centenárias e ambas estão no Brasil há mais de cinquenta anos. Juntos fortalecemos nossa posição no mercado de powertrain e aceleramos o processo de descarbonização dos transportes com um amplo leque de soluções tecnológicas.”