São Paulo – A Toyota está otimista com o desempenho do mercado de veículos brasileiro em 2023. Suas projeções indicam vendas de 2,2 milhões de unidades, em torno de 5% acima do deverá ser comercializado este ano. Mais importante do que números, segundo seu diretor de relações governamentais, Roberto Braun, é seguir em trajetória ascendente.
Ele participou do Congresso AutoData Perspectivas 2023, realizado em ambiente online até a sexta-feira, 28. Para a Toyota a indicação é produzir em torno de 200 mil veículos em 2023, nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no Interior de São Paulo. Deste volume em torno de 80 mil teriam como destino os demais mercados da América Latina.
“Exportamos para 22 países, incluindo modelos híbridos. O que significa que também colaboramos com a descarbonização na região. Já vendemos mais de 50 mil híbridos flex desde 2019.”
Só não vendem mais, segundo Braun, por limitação de importação dos componentes do sistema híbrido, ainda produzido fora daqui. E ele descartou, ao menos no curto prazo, a nacionalização do sistema: “Para isto é preciso ter escala e não temos previsão de quando isso acontecerá. Mas é questão de tempo”.
A subsidiária brasileira enviou, recentemente, uma unidade do Corolla com o sistema híbrido flex para a Índia, para participar do desenvolvimento da tecnologia naquele país. Segundo Braun foi ato isolado e não há planos de programa de exportação de veículos para a Índia, mas sim de conhecimento tecnológico.