São Paulo — A BorgWarner anunciou durante a Automec, que abriu suas portas na terça-feira, 25, e seguirá até o sábado, 29, que seu novo Centro de Treinamento em Piracicaba, SP, começará a operar em maio. De acordo com Amaury Oliveira, vice-presidente da Delphi Technologies, empresa controlada pela BorgWarner, a unidade, de 1,2 mil m², possui equipamentos de última geração para o diagnóstico de motores ciclo otto e diesel:
“A unidade pode atender a veículos leves, médios e pesados, e buscaremos parcerias com grandes marcas e distribuidores para realizar treinamentos. Hoje somos como equipamento original na área de motores remanufaturados de grandes montadoras de caminhões e queremos treinar esse pessoal em Piracicaba”.
Um segundo passo será oferecer treinamento para mecânicos independentes, com foco no gerenciamento de motores, área em que Delphi e BorgWarner operam.
Com relação ao mercado de aftermarket no Brasil o executivo revelou que movimenta em torno de R$ 100 bilhões/ano, e que tem crescido 7% anualmente. É uma estimativa um pouco maior do que a divulgada pelo Sindipeças, que estima R$ 78 bilhões a serem faturados em 2023.
Durante a Automec a BorgWarner lançou 25 códigos de embreagens viscosas, com foco em veículos pesados, equipamento que pode reduzir em até 6% o consumo de combustível de caminhões e ônibus. A Delphi apresentou 22 novos códigos de produtos para o segmento de automóveis premium e a Delco Remy, outra marca do grupo, anunciou o novo motor de partida MT150 para o segmento pesado.