São Paulo – A Knorr-Bremse, conhecida pelos sistemas de freios para veículos comerciais e ferroviários, a partir de setembro trará ao Brasil e à América do Sul sua marca de reposição de peças TruckServices, existente na Europa há seis anos.
A aposta é dobrar de tamanho com a novidade ao ampliar a gama de produtos oferecidos para o aftermarket no Brasil e na América do Sul, onde boa parte dos veículos comerciais têm origens nos Estados Unidos e na Ásia, a exemplo do Chile, que possui livre comércio com o mundo inteiro.
“Estamos tropicalizando o aftermarket europeu”, disse Jefferson Germano, gerente de vendas de peças de reposição da Knorr-Bremse, na Automec 2023, realizada de terça-feira, 25, a sábado, 29, no São Paulo Expo. “O TruckServices é a autonomia do mercado de reposição e o objetivo é aproximarmo-nos do consumidor final e aumentar a gama de produtos e as suas capilaridade.”
Por exemplo: a Knorr-Bremse não fabrica filtros no Brasil mas na Europa sim, “e então traremos de lá. O TruckServices facilitará ter produtos via intercompany para abastecer a América do Sul”.
Do mercado potencial de 5 milhões de caminhões e ônibus no continente a metade deste volume, 2,5 milhões, está no Brasil. Só que a frota de veículos brasileiros na América do Sul é de 20%, no máximo, estimou Germano, ao passo que na frota que roda no País 85% são de veículos fabricados localmente. Muitos vêm de fora da região. Ou seja: há um vasto mercado a ser conquistado, o que justifica a meta da empresa.
No ano passado a companhia faturou € 7,1 bilhões em todo o mundo. A América do Sul representou de 4% a 5% deste valor e o Brasil, aproximadamente, de 3% a 3,5%, ou seja, de € 210 milhões a € 250 milhões.
Hoje 70% da receita na América do Sul provêm de vendas para montadoras e 30% do mercado de reposição. Com a novidade o plano é fazer com que a participação do aftermarket supere os 40%, afirmou Germano. A única fábrica da Knorr-Bremse na região está em Itupeva, SP, onde trabalham cerca de 1 mil profissionais.
Além de trazer produtos que até então não chegavam à região a empresa fará parcerias com empresas a fim de lançar produtos sob a marca Knorr para fortalecer a cadeia: “Por exemplo: no meu sistema de freio vai uma pastilha que eu não fabrico, mas, dentro do TruckServices posso fazer uma parceria, homologar essa pastilha e passar a vendê-la”.
Para 2024 já é programado portfólio de lançamento de quinze produtos, pelo menos, que já estão aprovados, como parceria de rolamentos de rodas com a Fersa Bearings e de ventiladores de motor.
Produtos remanufaturados ganham destaque
O TruckServices também incrementará a gama remanufaturada. Atualmente, no Brasil, existem sete linhas de remanufatura, todas de itens produzidos localmente, como freio a disco, válvulas, compressores. Agora esse serviço entra no guarda-chuva da marca Econ X, de remanufaturados da Knorr.
Outra novidade, de acordo com o executivo, é que a linha de produtos eletrônicos será aumentada: “Hoje só fazemos válvulas convencionais mas, a partir de setembro, trabalharemos com válvulas eletrônicas também. Serão mais três produtos. Poderemos, assim, oferecer linha de itens fabricados na Europa, de gerações mais novas, mas que serão remanufaturados no Brasil”.
Os preços, segundo Germano, são até 40% menores.