São Paulo – A Cummins Meritor projeta crescimento de 17% para os negócios Meritor no mercado nacional de reposição, puxado pelo crescimento orgânico do mercado e pelo avanço de participação da marca em alguns segmentos, além da expansão do portfólio com itens que serão lançados ao longo do ano.
A meta de expansão da empresa é ousada, segundo Gérson Backrany, gerente de vendas para o aftermarket no Brasil, considerando como base a expectativa de alta para o mercado geral, que é de 4% a 5%. O executivo lembrou da capilaridade da Meritor na reposição, com cerca de cem distribuidores e seiscentos pontos de vendas no Brasil, mais um fator que ajudará no avanço dos negócios.
Mas nem todos os pontos são positivos para o mercado de reposição. O executivo citou alguns desafios como as altas taxas de juros praticadas pelos bancos, que tornam mais difícil o investimento dos distribuidores em novos pontos de vendas, o que faz com que alguns deles adiem a decisão de ampliar a rede.
A Meritor importa, hoje, 40% de tudo que comercializa na reposição, enquanto 60% tem produção local na fábrica de Osasco, SP, sem planos para mudar estes porcentuais. Os componentes são importados de diversos países como Estados Unidos, China e Turquia.
O aftermarket representa 12% do faturamento da Meritor no Brasil e 88% vem do fornecimento para montadoras.