São Paulo – A Moura deverá ter no horizonte até 2025 novos clientes de seus sistemas de baterias de lítio para veículos híbridos e elétricos no Brasil, segundo confirma Juliano Mendes, gerente comercial da divisão e-Mobility da empresa, sediada em Belo Jardim, PE: “Temos conversas com alguns fabricantes para participar do desenvolvimento de modelos eletrificados que deverão ser produzidos no País”.
O primeiro grande cliente dos módulos de baterias de lítio da Moura é o caminhão e-Delivery, o primeiro veículo 100% elétrico projetado e produzido no País pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, lançado em 2021.
Os sistemas de baterias do veículos são montados em linha de produção própria em Belo Jardim com células importadas da chinesa CATL, depois são enviados para o e-Shop da empresa instalado dentro da fábrica da VWCO em Resende, RJ, onde a Moura é integrante do e-Consórcio, conjunto de parceiros responsáveis pela produção e assistência técnica do e-Delivery.
“A produção de elétricos se viabilizou primeiro no Brasil com caminhões e ônibus. Agora vemos as discussões evoluíram para os veículos leves também e nós estamos evoluindo junto”.
O crescimento do interesse pela solução já se reflete no número de funcionários da divisão de lítio da Moura, que hoje tem 110 pessoas dedicadas a este segmento de negócio.
Proconve L8 motiva eletrificação
Mendes projeta que mais clientes no País deverão contar com os serviços da Moura para equipar diversos veículos eletrificados, híbridos e elétricos puros, que deverão ser lançados no mercado brasileiro até 2025. Isto porque é justamente quando entra em vigor a nova fase do programa brasileiro de controle de emissões para veículos leves, o Proconve L8, que tem requisitos de eficiência energética e limites de emissões passíveis de serem atingidos somente com uso de eletrificação, no caso de vários modelos vendidos aqui.
Um provável novo cliente para baterias de lítio – ainda não confirmado por nenhuma das duas partes – é o Grupo Stellantis, com o qual a Moura já tem longo relacionamento de fornecimento de baterias de chumbo-ácido para modelos Fiat produzidos em Betim, MG, e os da Jeep feitos em Goiana, PE – esta última no mesmo Estado das fábricas de Belo Jardim. Atualmente a fabricante de veículos desenvolve projeto de modelos híbridos leves flex, com baterias de lítio de 48 V, que poderão ser fornecidas pela Moura.
O executivo diz que a Moura vem se preparando para o aumento da demanda por eletrificação no País desde 2017, primeiro com o envolvimento no projeto do e-Delivery, e agora com a evolução das conversas com mais fornecedores das células de lítio e fabricantes nacionais de veículos. “Já temos três parceiros, um na Europa e dois na Ásia, com os quais temos acordos de fornecimento.”
Com a chegada ao Brasil de novos fabricantes chineses de veículos elétricos e híbridos que produzem suas próprias baterias, como é o caso da BYD e Great Wall Motors, Mendes diz não temer a concorrência: “Talvez, mesmo para elas, valha mais a pena utilizar a estrutura que a Moura já tem no País, inclusive para ampliar os pontos de manutenção desses sistemas”.
Aftermarket elétrico
Mendes observa, ainda, que a empresa também se preparou para ser um fornecedor qualificado de assistência técnica e manutenção dos sistemas de baterias. “Já existe no País uma frota de veículos elétricos, principalmente comerciais, que precisam de atendimento. No caso de um acidente, por exemplo, quando o módulo de baterias é afetado é necessário atendimento qualificado.”
Neste sentido, conta Mendes, a Moura inaugurou em Itapetininga, SP, o primeiro laboratório do País certificado pela chinesa CATL, maior fabricante de baterias de lítio do mundo, para análise de falhas. “Mas não é exclusivo para CATL, poderemos fazer testes com batarias de outros fabricantes também”.
Na Automec – maior feira do aftermarket automotivo, que acontece de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo – a Moura trouxe para exposição o sistema de baterias de lítio que equipa o VW e-Delivery, que tem atraído a curiosidade e atenção do público de reparadores que frequenta o evento, e que, aos poucos, começa a se habituar com os veículos eletrificados.