Distância para a Chevrolet, vice-líder, é de mais de 30 mil unidades
São Paulo – Ao fim do primeiro quadrimestre de 2023 a Fiat permanece consolidada na liderança do mercado brasileiro de automóveis e de comerciais leves. Manteve a participação, 22,1%, do primeiro trimestre, e ampliou a distância para a vice-líder, Chevrolet, que perdeu fatia de mercado no último mês.
As três primeiras fecharam o período de janeiro a abril com crescimento nas vendas: as da Fiat 14,7%, as da Chevrolet 33,9% e as da Volkswagen 72,4%, comparadas com um período difícil da indústria que, no ano passado, sofreu com falta de peças, em especial os semicondutores, e precisou parar algumas fábricas.
O pelotão intermediário, porém, alterna bons e maus resultados. Toyota e Hyundai, as duas que seguem o pódio, fecharam o período com vendas em baixa, assim como a Renault, sétima colocada. A Jeep manteve 1,6% de alta no período.
Ao fim de abril a Honda retomou a oitava posição, que esteve com a Nissan nos primeiros meses do ano, puxada pelo bom desempenho de vendas do HR-V no mês passado. Nissan e Citroën, nona e décima, também apresentaram crescimentos no meio das dez primeiras: 41,9% e 44%, respectivamente.