Piracicaba, SP – A Scania lançou novos pacotes de serviços aos seus clientes de caminhões, mais completos, personalizáveis e com garantia de fábrica para o trem-de-força estendida para três ou quatro anos. A empresa suspendeu as vendas do PMS, Plano de Manutenção Scania, criado em 2016, e desde 16 de junho a iniciou a transição para as três categorias escaláveis do Scania Pro: Premium, Control e Personal.
A proposta é aproveitar o já grande número de clientes do PMS, hoje com 25 mil contratos ativos, e ampliar as vendas de serviços com um pacote mais evoluído, que vai além das manutenções, englobando também garantia estendida, seguros, financiamentos especiais, assistência 24 horas por meio de telefone 0800, atendimento preferencial nas concessionárias, conexão on-line com o fabricante e monitoramento do desempenho de motoristas, acompanhado de sugestões de melhorias.
Segundo Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania Operações Comerciais Brasil, em menos de dez dias de comercialização dos planos 124 clientes já compraram pacotes de Serviços Scania Pro, sendo cem da modalidade Premium, a de cobertura mais completa.
Os planos, conta Montanha, vêm sendo desenvolvidos no último ano por uma equipe dedicada que acolheu sugestões de clientes e concessionários: “Quase trinta anos depois da venda do primeiro acordo de manutenção seguimos evoluindo e agora trazemos serviços que vão muito além da manutenção, para aumentar a disponibilidade de uso do caminhão e garantir mais rentabilidade aos clientes”.
Para ampliar a oferta de serviços on-line a Scania se aproveita do fato de já ter 70 mil veículos conectados rodando no Brasil, hoje a maior frota conectada em rede da fabricante no mundo – atualmente 90% dos caminhões da marca vendidos no mercado brasileiro saem de fábrica com sistema de conexão.
Planos flexíveis
72% das vendas de contratos de manutenção da Scania são do tipo flexível: plano criado em 2018 no qual as paradas dos caminhões para trocas de peças por desgaste natural, filtros e óleo são programadas de acordo com o uso do caminhão monitorado on-line, em vez de obedecer a quilometragens pré-determinadas. Partindo desta experiência a empresa aumentou ainda mais a flexibilidade nos pacotes Scania Pro.
No plano mais personalizado, o Scania Pro Personal, o cliente escolhe o que precisa de uma lista de dezenas de serviços. O pacote inclui três anos de garantia para o trem-de-força, conectividade para avaliação do motorista e a Control Tower – torre de controle da Scania que colhe dados on-line de todos os seus veículos conectados em circulação no mundo, que identifica problemas remotamente e age imediatamente em ações de correção, via rede de concessionários.
O plano mais simplificado é o Scania Pro Control, que também inclui a manutenção preventiva otimizada para redução de custos, utilizando a inteligência dos planos flexíveis, com intervalos de paradas adequados a cada operação, que devem ser agendadas em qualquer casa Scania. Assim como o Personal o Control assegura cobertura estendida do trem de força até o terceiro ano e pacote de conectividade para avaliação de motoristas com pontuações individualizadas, por meio de relatórios no portal My Scania ou pelo aplicativo Scania Driver, que entregam recomendações personalizadas a cada condutor para a redução do consumo de combustível.
O pacote mais completo é contemplado pelo Scania Pro Premium, com serviços conectados via Control Tower de gestão de frota, avaliação de motoristas e flexibilidade nas paradas nas oficinas tanto para intervenções preventivas como também para manutenções corretivas. O serviço oferece a possibilidade de acompanhamento em tempo real do veículo e da forma de condução de cada motorista e permite ao transportador integrar os dados de conectividade de sua frota diretamente em seus sistemas internos, integração com sistemas logísticos e de gestão de ativos. O plano estende a garantia do trem-de-força para quatro anos.
Ganhos
Apesar de, aparentemente, a redução de paradas para manutenção trazidas pelos planos flexíveis implicar em menos ganhos com serviços das concessionárias, a ideia é mais do que compensar essa perda com aumento do número de caminhões nas oficinas autorizadas da rede, conforme explica Alex Barucco, gerente de serviços conectados da Scania: “A aposta com a extensão da garantia de dois para três ou quatro anos é manter o cliente fazendo serviços na concessionária durante mais tempo de vida do veículo, com manutenção flexível e preços mais acessíveis”.
O próprio monitoramento on-line dos caminhões, ligado às concessionárias, abre a oportunidade de a rede ser proativa na oferta de serviços: sempre que receber um alerta do sistema o consultor poderá entrar em contato direto com o cliente para agendar alguma intervenção em sua oficina.
“As concessionárias garantem economia e mais produtividade ao cliente e, em troca, aumento o fluxo de suas oficinas com mais caminhões por mais tempo realizando serviços”, observou Barucco. Segundo ele os usuários dos pacotes Scania Pro, caso vendam o veículo antes do fim do contrato, poderão transferir o plano para o comprador do seminovo.