São Paulo – Em local ainda indefinido a BYD investirá R$ 3 bilhões para produzir veículos eletrificados em Camaçari, BA, a partir do segundo semestre de 2024. Um evento no Farol da Barra, em Salvador, BA, com a presença de Stella Li, CEO da BYD nas Américas, e o governador Jerônimo Rodrigues, oficializou o projeto, apresentado no fim do ano passado como protocolo de intenções. A confirmação do local, de acordo com a empresa, sairá em dez dias: no período seguirão as negociações em torno da aquisição, ou não, do complexo industrial da Ford no município baiano, que está sem produzir há cerca de dois anos.
Segundo o governador Rodrigues o importante foi o comprometimento da BYD com a Bahia para a sua unidade fabril: “Acompanharemos as negociações e faremos o que for preciso para resolver essa transação em uma situação de ganho para as duas empresas. Também nos colocamos à disposição da BYD, caso as conversas não avancem, para encontrar outro local para ainstalação da fábrica, porque a sua CEO já garantiu a construção na Bahia”.
O projeto industrial está definido, com três unidades fabris dentro do complexo: uma dedicada à produção de automóveis, com capacidade inicial de 150 mil unidades, podendo chegar a 300 mil, e outra para produzir chassis para caminhões e ônibus elétricos. A terceira unidade será responsável pelo processamento de lítio e ferro fosfato, atendendo também ao mercado externo, utilizando a estrutura portuária que já existe na região:
“Já vendemos 1 mil unidades do nosso elétrico Dolphin, lançado recentemente, e teremos essa tecnologia na Bahia”, disse a CEO Li. O hatch pode ser um dos modelos nacionais e o primeiro híbrido deverá ser o Song Plus DM-I, ambos modelos já presentes no portfólio da companhia no Brasil. “Crescer na América Latina é o nosso objetivo. Nos próximos anos traremos muita riqueza para a região, geraremos 5 mil empregos para o Estado da Bahia e construiremos uma economia e um ecossistema verde no Brasil”.
As contratações terão foco na mão de obra local, segundo Stella Li, e deverão começar ainda em 2023, para que os treinamentos necessários e transferência de conhecimento sejam iniciados o quanto antes. A montadora também dará prioridade para o trabalhador local nas obras civis.
Com o novo complexo a BYD espera atrair novos fornecedores para a região, em diversos segmentos, desde a parte de peças até a de serviços. Neste ponto também haverá prioridade para os fornecedores locais para contribuir com o desenvolvimento regional.
A confirmação da fábrica da BYD na Bahia ocorreu após algumas incentivos garantidos pelo governo local durante as reuniões, como isenção de até 95% do ICMS até 2032, de acordo com o governador, assim como a isenção de IPVA para veículos elétricos produzidos na Bahia com valor de até R$ 300 mil.
Pelo prazo curto, pois a ideia é produzir já no segundo semestre do ano que vem, a BYD conta com o complexo Ford para seu projeto, que já tem os prédios construídos e burocracias adiantadas, como as licenças. Não há maquinário da Ford no local: o que foi aproveitado está na unidade de General Pacheco, Argentina. Procurada pela Agência AutoData a Ford confirmou estar em negociação pela venda da fábrica de Camaçari, mas não ter nada concreto no momento para anunciar.