São Paulo – O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, anunciou na sexta-feira, 28, que no dia anterior assinou protocolo de intenções com a BYD para a instalação de três fábricas no Estado. Segundo ele divulgou em seu perfil no Twitter serão produzidos caminhões, chassis de ônibus e veículos de passeio elétricos e processados lítio e ferro fosfato.
Procurada pela reportagem a BYD confirmou o protocolo de intenções mas não a instalação da fábrica: ainda dependem de pormenores para que o acordo seja oficializado.
O protocolo, contudo, traz um cronograma que tem como ponto de partida junho de 2023, segundo reportagem do portal G1, que cita investimento previsto de R$ 3 bilhões. Duas unidades deverão estar prontas em setembro de 2024, com a produção sendo iniciada no ano seguinte, e a terceira para dezembro, com início da operação em janeiro de 2025.
Na primeira etapa será feito o processamento de lítio e fosfato, utilizando matéria-prima extraída no Brasil, para exportação para a China. Em paralelo a fábrica de chassis produzirá veículos comerciais elétricos, com foco na Região Nordeste.
A última unidade pronta será a de veículos de passeio, elétricos e híbridos. Todas contarão com incentivos fiscais estaduais.
O local não foi divulgado, embora exista, na Bahia, uma fábrica de veículos parada em Camaçari, onde eram produzidos automóveis Ford até o início do ano passado.