São Paulo – A Webmotors, em parceria com a Ipsos, realizou pesquisa para entender um pouco mais sobre a jornada de compra dos usuários da plataforma online que permite a comercialização de veículos. Desta vez as duas empresas buscaram compreensão sobre o nível de fidelização das marcas, perguntando aos interessados em trocar de carro se eles querem permanecer na mesma marca ou não, sendo que 52% dos entrevistados responderam que pretendem seguir com a mesma marca.
Avaliando a resposta por marca, os proprietários de veículos da Honda apresentaram a maior taxa de fidelização, 73%, sendo a única montadora a ultrapassar a marca dos 70% na pesquisa. Em segundo lugar aparecem Chevrolet e Toyota, com 68%, a Nissan logo na sequência com 65% e a Hyundai com 63%. Marcelo Pereira, diretor da Ipsos, ressaltou a forte presença de marcas asiáticas no Top5 de fidelização:
“Das marcas mais tradicionais só a GM aparece com as cinco. As marcas asiáticas trabalham muito forte nessa questão da fidelização dos clientes, ponto bastante relevante para eles. Isto também demonstra um bom encaixe das necessidades que o cliente tem ao comprar um veículo com o que ele espera do produto entregue pela montadora”.
Outros fatores também são responsáveis pela alta fidelização de clientes das cinco primeiras marcas, caso da percepção do mercado com relação às marcas japonesas, que possuem uma reputação de entregar um carro robusto, criada ao longo dos anos, e isso reflete na decisão do comprador, assim como no valor de revenda. De acordo com a pesquisa os consumidores destas marcas podem até pagar mais pelo veículo porque sabem que sua desvalorização, ao longo dos anos, será pouca e que possui mecânica confiável.
O ranking de fidelização considera os clientes que pretendem trocar o seu carro por um seminovo mais novo e também os que pretendem sair de um usado para o zero quilômetro. A pesquisa também mostrou o interesse por carrocerias novas e isto quer dizer que em muitos casos os clientes querem continuar na mesma marca mas tem interesse em outro tipo de veículo, saindo de um hatch para um SUV ou sedã, os dois tipos mais procurados na Webmotors.
Os usuários que pretendem sair de um usado para um seminovo revelaram que pretendem gastar de R$ 40 a mil a R$ 90 mil, valor que permite a compra de um SUV ou sedã. Já os clientes interessados em um carro zero quilômetro pretendem gastar mais de R$ 90 mil na hora da compra. O pagamento à vista ou financiado via bancos aparecem como as duas formas mais citadas, mas quando se fala no zero quilômetro a participação dos bancos das montadoras é bem grande, enquanto que para os seminovos a presença dos grandes bancos é maior.
A pesquisa da Webmotors com a Ipsos entrevistou 2 mil 186 usuários do site, espalhados por todo o País, volume que de acordo com o diretor da Ipsos traz um alto nível de confiabilidade para a pesquisa.