Divisão de caminhões e ônibus começa a construir centro logístico de 6,3 mil metros quadrados em Zárate
São Paulo – Com investimento inicial de US$ 50 milhões, completados em sete meses, a Mercedes-Benz começa a desenhar, também na Argentina, sua divisão global em duas companhias, anunciada em 2021, uma dedicada a carros e vans e outra a caminhões e ônibus.
Na esteira da divisão da companhia em duas a unidade de veículos pesados Mercedes-Benz Camiones y Buses comprou, por US$ 20 milhões, um terreno em Zárate, Região Metropolitana da Capital, Buenos Aires, no seu Noroeste, onde começou a construir seu novo centro logístico de peças no país. Com aporte de US$ 30 milhões, anunciado em 20 de julho, será construído um prédio de 6,3 mil m2 que deve ficar pronto e começar a operar no segundo semestre de 2024.
Desta forma a divisão de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz na Argentina transferirá para Zárate toda a sua operação de distribuição de peças, que hoje está acomodada no Centro Industrial de Virrey del Pino, também na Região Metropolitana. A fábrica, primeira da empresa fora da Alemanha, inaugurada em 1951, atualmente produz a linha de vans Sprinter, caminhões Acelo e Atego e chassis de ônibus OH e OF.
Anúncio de investimento de US$ 50 milhões da Mercedes-Benz na Argentina: novo centro de distribuição de peças em Zárate só para divisão de caminhões e ônibus.
Segundo declarou à imprensa local Raúl Barcesat, CEO de Mercedes-Benz Camiones y Buses, em princípio somente a operação de peças será separada do Centro Industrial de Virrey del Pino, que pertence à divisão de carros e vans mas que continuará produzindo também modelos de caminhões e chassis de ônibus em suas dependências.
Barcesat afirma que atualmente 70% das vendas de caminhões e ônibus Mercedes-Benz na Argentina são de modelos produzidos no próprio país – os outros 30% são de modelos pesados importados do Brasil. As cabines dos Atego e Acelo chegam prontas, montadas e pintadas, das fábricas brasileiras e as demais partes dos chassis e motorização de caminhões e ônibus são montadas localmente, também com muitos itens importados do Brasil.
A intenção, de acordo do Barcesat, é desenvolver mais fornecedores locais e para o futuro, se a demanda aumentar, não está descartada a transferência da montagem de caminhões e ônibus também para a nova unidade de Zárate.
Chassi de ônibus produzido pela Mercedes-Benz na Argentina: início das exportações ao México.
Este ano a divisão de veículos pesados começou a exportar o chassi de ônibus urbano OH 1621 para o México. Depois de uma primeira venda bem-sucedida, segundo o executivo, chegou mais uma encomenda de 56 unidades para exportação aos mexicanos. Com isto a Mercedes-Benz já embarca ao Exterior cerca de 20% de sua produção de chassis na Argentina.