São Paulo – Ter o híbrido, no caso o Haval H6, e o 100% elétrico, o Ora 03, mais vendidos do mercado brasileiro. Esta é meta da GWM, de acordo com seu CCO Oswaldo Ramos, que celebra vendas superiores a 1 mil unidades em agosto, seu quarto mês cheio de competição no mercado.
“Batemos na trave em julho, com 953 licenciamentos, em junho, com 969, e em maio, com 960. Este mês já temos mais de 800 emplacamentos e com certeza chegaremos aos quatro dígitos.”
O resultado veio com apenas um modelo no mercado, o SUV Haval H6, com opções de configuração HEV e PHEV. Até dezembro serão iniciadas as entregas do Ora 03, primeiro 100% elétrico da companhia de origem chinesa. Ambos ainda são importados e fortes candidatos, de acordo com Ramos, a serem produzidos em Iracemápolis, SP.
“O número mágico que consideramos para nacionalizar é 15 mil. Superando este volume faz sentido produzir por aqui, até porque a operação de importação fica mais complexa.”
A companhia planeja iniciar as operações na fábrica, ainda em pré-série, em maio, com a picape Poer. Segundo Ramos as alterações nas instalações do Interior paulista são, em sua maioria, de sistema e software:
“Os equipamentos são de alto nível. A antiga proprietária [Mercedes-Benz] deixou uma linha de montagem flexível e bem planejada e uma linha de pintura excelente. Vamos fazer alguns ajustes nas soldas e armação da carroceria, apenas. E no primeiro momento não teremos estamparia local e traremos as peças importadas”.
Enquanto trabalha na adaptação da fábrica a GWM expande sua rede concessionária. Hoje são 35 revendas abertas e 38 pontos de vendas, em shopping centers. Até o fim do ano serão cinquenta concessionárias: “Em setembro começaremos a abrir também os centros de distribuição. Hoje nosso estoque está no porto de Vitória [ES], o que estende o prazo de entrega em algumas regiões. Nosso objetivo é ter diversos CDs espalhados pelo País com estoque”.