Oitocentos empregos diretos serão gerados pelos próximos cinco anos
São Paulo – A Caoa anunciou na terça-feira, 29, a injeção de R$ 3 bilhões para os próximos cinco anos em sua fábrica de Anápolis, GO, o que inclui a contratação de oitocentos funcionários diretos. Esse ciclo de investimento sucede o anterior, de R$ 1,5 bilhão, divulgado em 2020 e previsto para ir até 2025, mas que já foi concluído. Sua aceleração se deu pela adoção de novos sistemas ativos de segurança e, principalmente, pelo objetivo da empresa de eletrificar todos os seus modelos. Tanto que no último ano boa parte dos recursos foi consumida pela eletrificação.
O novo aporte será injetado na modernização da linha de montagem, no lançamento de produtos e no aumento da capacidade de produção local, em especial do modelo Tiggo 5X Sport, lançado há cerca de três meses, que terá sua capacidade ampliada em 150%, segundo o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho:
“Somos uma empresa nacional e acreditamos no Brasil. Vamos continuar investindo em novos produtos e na renovação dos atuais, além da introdução de novas tecnologias de eletrificação”.
O novo aporte incluirá a manutenção nas áreas de marketing e pós-vendas e a ampliação da capilaridade da rede de concessionárias. Hoje há 240 lojas das marcas Caoa Hyundai, Caoa HMB, Caoa Chery, Caoa Subaru, Caoa Ford e Caoa Seminovos.
Presente ao evento em que foram realizados os anúncios o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elogiou Carlos Alberto Oliveira Andrade Filho: “Conheci muito seu pai e fico feliz de ver o brilhantismo com que ele continua esse legado e como faz a Caoa crescer”.
Após visitar a unidade Alckmin a classificou como uma “fábrica de inovação” e apontou que o ciclo de investimento de R$ 3 bilhões nos próximos cinco anos trará novos veículos híbridos flex: “É tudo o que o Brasil precisa. Está na ponta da inovação e, ao mesmo tempo, gera emprego. Dos oitocentos postos de trabalho, cinquenta já começaram na fábrica.”
Diariamente são fabricados de 120 a 140 veículos na fábrica da Caoa em Anápolis. Crédito: Divulgação.
Geração de empregos acompanha aumento da demanda por veículos
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, Adenílton Coelho de Souza, o Leitão, celebrou a projeção de contratações ao citar que alguns profissionais já estão se qualificando por meio do Caoa Capacita, curso ministrado no Senai, o que deve, em breve, colocar trezentos deles em atividade. Estimou também que, até o fim do ano, ao todo seiscentos operários já estarão na montagem.
“O nosso termômetro é a economia e a necessidade do mercado, o que é imprevisível. Estamos em um momento atípico porque, mesmo com o fim do programa de incentivo do governo, temos demanda crescente, principalmente pelo Tiggo 5X Sport, um carro excelente e com custo menor que tem sido o carro chefe da linha de produção.”
Segundo Leitão têm sido fabricados, mensalmente, em torno de 2 mil unidades do Tiggo 5X Sport, configuração de entrada do SUV vendido por R$ 119 mil 990, que vem com menos equipamentos e é R$ 20 mil mais barato do que a versão Pro. Ao ser lançado, no início de junho, a perspectiva era a de vender 1 mil unidades mensais, o que corresponderia a até 50% dos emplacamentos da linha Tiggo 5X.
O volume fabricado em Anápolis, hoje, gira em torno de 120 a 140 veículos por dia, sendo a maior parte Caoa e uma menor parcela Hyundai. Ao todo a planta emprega 2 mil pessoas.
“Quando os oitocentos funcionários estiverem com carteira assinada o volume se aproximará de 3 mil”, lembrou Leitão. “Isto representa muito para a economia da nossa cidade, pois além dos empregos temos a injeção de PLR e benefícios como vale-alimentação e seguro saúde.”
A notícia é celebrada principalmente pelo fato de que, em 2020, em que foi anunciado o investimento de R$ 1,5 bilhão, como o dinheiro acabou antes do tempo previsto, não foi contemplada a geração de 2 mil empregos adicionais nem criadas duas novas linhas de produção. Sequer foram lançados modelos 100% novos, foram feitas apenas atualizações, inclusões tecnológicas e eletrificação de carros que já eram produzidos em Anápolis – no anúncio de três anos atrás a previsão era a dez modelos novos e atualizações.
Atualmente são fabricados em Anápolis Tiggo 5X Sport e Tiggo 5X Pro, Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive, Tiggo 7 Pro Max Drive, Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive e Tiggo 8 Max Drive. E são importados Tiggo 8 Pro plug-in Hybrid, iCar e Arrizo 6 Pro Hybrid. Pela bandeira Hyundai são produzidos New Tucson e Hyundai HR.
Proposta de eletrificar todos os modelos Caoa exigiu a aceleração deste novo ciclo de investimentos em Anápolis. Crédito: Divulgação.
A fábrica de Anápolis conta com um dos principais centros de pesquisa e eficiência energética do País, por meio do qual são feitas parcerias com universidades situadas no Estado de Goiás. O local, que deverá continuar recebendo investimentos em P&D, possui a maior fachada de vidro com filmes solares do mundo, segundo a Caoa. São 850 m² de filmes fotovoltaicos orgânicos que geram energia elétrica sustentável.