Em destaque

Fábrica da Caoa Chery em Jacareí fará a nacionalização de importados

Unidade será a responsável pelo armazenamento e adequação de eletrificados vindos da China

São Paulo — No início de maio a Caoa Chery tomou decisão que surpreendeu aos funcionários da fábrica de Jacareí, SP, de onde saíam Arrizo 6 e Tiggo 3x: a produção de veículos movidos por motor a combustão interna seria imediatamente encerrada e a unidade passaria por reestruturação para que, em 2025, recebesse apenas veículos elétricos. A dúvida que ficou no ar: qual o papel daquelas instalações no plano da empresa nesse período de três anos? Na noite da terça-feira, 14, o vice-presidente de operações da Caoa, Márcio Alfonso, contou que o papel da fábrica, agora, no primeiro momento, será armazenar veículos eletrificados importados como o híbrido flex Arrizo 6 PRO Hybrid, que chegará às concessionárias em agosto, e o subcompacto 100% elétrico iCar, que no fim do mês aportará por aqui.

Alfonso afirmou ainda que a unidade de Jacareí será a responsável por nacionalizar os veículos importados a fim de que sejam realizados testes e adequados às normas do mercado brasileiro antes de serem comercializados: “Toda importação passará por Jacareí antes de seguir para as concessionárias”.

A Caoa Chery ainda estuda quais modelos serão fabricados ali, segundo Alfonso: “Haverá uma retomada forte para produzir duas ou três vezes mais com outros modelos”.

Inaugurada em 2014 a fábrica paulista passou a ser administrada pela Caoa no fim de 2017, quando a companhia adquiriu metade da operação brasileira da Chery. O espaço foi originalmente desenhado para carros pequenos, como QQ. Ela não comporta veículos maiores, como os SUVs. A capacidade produtiva de Jacareí era de 150 mil unidades ao ano.

Alfonso disse, sobre as demissões recentes, que os funcionários eram muito qualificados, mas que não havia condições de a companhia mantê-los até 2025 sem produção. Um telegrama dispensou 489 trabalhadores da linha de montagem dos 624 que trabalhavam na planta. Após queda de braço com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, envolvendo mediação do Ministério Público do Trabalho, foi definido pacote de indenização para o desligamento.

Nesse período, de utilização das instalações para os modelos importados, cerca de noventa pessoas trabalharão em Jacareí, metade do contingente de profissionais do setor administrativo e o restante contratado para organizar as novas funções da fábrica.

Com relação à rede concessionária o executivo assinalou que não haverá alterações e que as revendas serão mantidas.

fiat

Notícias relacionadas

Fiat
Fiat

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

Fiat