São Paulo – Foram emplacados 98,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus até a terça-feira, 17, no mercado brasileiro. A primeira quinzena, formada por onze dias úteis, apresentou avanço de 5% na comparação com igual período de setembro, quando os licenciamentos somaram 94,1 mil unidades.
Com relação às 80,8 mil unidades registradas na primeira metade de outubro do ano passado o mercado cresceu 22%. Os dados são preliminares do Renavam.
A média diária se aproximou das 9 mil unidades, índice registrado em todo o mês de agosto. Em setembro o emplacamento médio diário alcançou 9,9 mil unidades. Como usualmente a segunda metade do mês é mais acelerada a tendência é que o mercado acelere para uma média diária mais robusta e o mercado se aproxime, ou supere as 200 mil unidades. Outubro tem 21 dias úteis.
Fonte ligada ao varejo afirmou que as compras de locadoras seguem sustentando o mercado. Houve dias em que mais de 2 mil unidades de um mesmo modelo foram emplacadas, o que indica a compra de lotes grandes por empresas de locação.
Com 5,6 mil unidades licenciadas a Fiat Strada ficou com a liderança da primeira quinzena, seguida pelo Hyundai HB20, 4,7 mil, e pelo Chevrolet Onix, 4,6 mil.