São Paulo – Com 80,8 mil unidades licenciadas até a segunda-feira, 17, outubro fechou a primeira quinzena do mercado brasileiro de veículos em ritmo menos acelerado do que nos meses passados. A média diária de licenciamentos somou 7,3 mil, de acordo com os dados preliminares do Renavam obtidos pela reportagem da Agência AutoData.
Esta foi a média diária registrada apenas por automóveis e comerciais leves no mês passado, sem contabilizar o volume de emplacamentos de veículos pesados. Ficou abaixo, também, da primeira quinzena de agosto, que somou 7,6 mil licenciamentos/dia, aí com a presença de veículos de todos os segmentos.
Fonte do varejo ouvida pela reportagem aposta em aceleração na segunda quinzena e vendas na casa dos 190 mil veículos para todo o mês. A projeção da Anfavea é de 197 mil veículos comercializados em outubro. Como restam dez dias úteis a média diária precisa crescer para 11,6 mil emplacamentos/dia na segunda metade do mês para alcançar esta estimativa.
A fonte relatou ainda que o fluxo de pessoas nas concessionárias caiu, assim como a aprovação de fichas de crédito. Existe, no entanto, demanda das locadoras, que têm em espera cerca de 600 mil veículos, segundo relatou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, no começo do mês.
Segundo a Bright Consulting as vendas diretas recuaram um pouco, de 47% na primeira metade de setembro para 45% na primeira quinzena de outubro. Mas é nas duas últimas semanas do mês que, normalmente, as vendas às locadoras são mais concentradas.
O Chevrolet Tracker foi o veículo mais vendido na quinzena, com 4,4 mil unidades licenciadas. A Fiat Strada ficou na segunda posição, com 3,8 mil emplacamentos e o Chevrolet Onix completou o pódio com 3,4 mil licenciamentos.