São Paulo – A ZF localizou a produção da ECU, unidade de controle eletrônico, e do ESC, sistema eletrônico de estabilidade, em sua unidade de Limeira, SP, conforme a Agência AutoData antecipou em julho. Obrigatório no Brasil a partir de 2024 o sistema agora passa a ser totalmente produzido no Brasil – o ECU, antes, era importado da matriz, na Alemanha.
“Integramos o ECU à montagem final em Limeira, nos antecipando às necessidades dos clientes na região e também ao atendimento da legislação que entrará em vigor em 2024”, disse, Renato Orlando, diretor de operações de freios da ZF América do Sul. Ele calcula que 90% dos veículos produzidos atualmente no Brasil são equipados com o sistema.
O ESC, segundo a empresa, amplia funcionalidades do ABS e habilita a integração com a tecnologia ADAS, sistema avançado de assistência ao motorista. Nas contas da ZF 40% dos veículos produzidos no Brasil, até 2027, serão equipados com tecnologias de assistência ao motorista. Globalmente a companhia produz todos os sistemas, como AEB, ACC, LKA e outros, que podem ser nacionalizados a depender da demanda.