São Paulo – A ZF continua a acelerar o processo de produção em suas fábricas, no País, de alguns modernos sistemas automotivos que até recentemente vinham sendo importados pelas empresas fabricantes de veículos. Desde 2013 a ZF é a única do setor automotivo a produzir, no Brasil, módulos eletrônicos de segurança e nos últimos quatro anos as nacionalizações vêm se intensificando.
Novas linhas da unidade de Limeira, SP – herança da aquisição da TRW que produz sistemas eletrônicos e sistemas de segurança ativa –, já entraram em operação este ano, como é o caso da produção de airbags laterais e cortina. Outra linha na mesma unidade começa a fazer, a partir de outubro, módulos eletrônicos do ESC, controle de estabilidade, que em 2024 passa a ser obrigatório em todos os carros vendidos no País e que vale pontos nas avaliações de segurança do Latin NCAP. Com isto a ZF será a única a produzir no País a parte eletrônica do sistema.
Também já estão em estudo novas nacionalizações para os próximos anos. Segundo Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul, fazem parte de uma lista de desejos dos clientes no País a produção nacional de eixos de propulsão elétrica, para fabricantes de ônibus, e câmaras que integram sistemas de segurança ativa, como a frenagem automática de emergência: “São sistemas que seguramente teremos de produzir aqui nos próximos anos, de acordo com a demanda dos clientes”.
Delich pontuou que a empresa fornece componentes para todos os fabricantes de veículos no Brasil e é crescente a demanda deles por nacionalizar sistemas importados, incluindo os mais complexos: “Esta é uma estratégia mundial do Grupo ZF, que tem um amplo portfólio de soluções a oferecer aos clientes em qualquer lugar. Seria muito caro e demorado desenvolver e homologar fornecedores diferentes em várias partes do mundo, e os fabricantes preferem concentrar os pedidos em uma só empresa que fornece os mesmos componentes em qualquer lugar”.
Todos os airbags nacionalizados
Seguindo o princípio de localizar, na medida do possível, tudo o que os fabricantes pedem, neste mês a fábrica de Limeira inaugurou a produção de airbags tipo cortina (foto acima), que servem para proteger a cabeça dos ocupantes em ambas as laterais do carro em caso de colisão – e que também valem pontos preciosos nas notas dos testes de impacto do Latin NCAP, que começam a ser mais valorizados pelos consumidores e fabricantes no Brasil.
Esta nacionalização complementa outra, iniciada em 2021, com a localização, na mesma unidade, de duas linhas de montagem de airbags laterais, instalados nas duas portas dianteiras. Em janeiro passado mais duas linhas do equipamento foram adicionadas e, agora, entraram em produção os airbags cortina.
Com isto a ZF já soma, em Limeira. quatro linhas de montagem de bolsas de ar laterais e uma de cortina, com 22 estações de trabalho instaladas nestas novas operações.
Segundo Gustavo Ducatti, diretor de operações e negócios de sistemas de segurança passiva e eletrônicos da ZF América do Sul, “a expansão deve atender três novos produtos [carros] previstos para serem lançados até o fim de 2023 no mercado brasileiro”.
Ducatti conta que não só os airbags foram nacionalizados mas, também, as máquinas de produção. Para encurtar o tempo de início da produção e atender aos clientes ainda este ano a engenharia da ZF desenvolveu fornecedores locais de maquinário, o que também assegura atendimento mais rápido e reduz os períodos de manutenção dos equipamentos.
Ainda parte da TRW a unidade de Limeira já produzia airbags frontais desde a década passada, quando o equipamento se tornou obrigatório no País. Com o avanço da legislação de segurança veicular no Brasil, já sob o guarda-chuva da ZF, aumentou a demanda da indústria por sistemas de proteção, estimulando investimentos na nacionalização.
Intensificação da produção local
Com histórico de rápidas transferências de tecnologias para atender aos clientes nos diversos países em que opera nos últimos quatro anos estes processos foram intensificados pela ZF também no Brasil. Em pleno auge da pandemia, em 2020, foi concluído o projeto de produção local, em Sorocaba, SP, da mais nova geração de transmissões automatizadas TraXon, para veículos comerciais.
Em 2021 foi a vez de iniciar a produção, em Limeira, da geração 7.5 do ACU, airbag control unit, o módulo eletrônico que controla a ativação dos airbags. Ainda em Limeira a ZF foi a primeira do setor automotivo brasileiro a nacionalizar, em 2022, o freio de estacionamento elétrico, ou EPB, electric parking brake, já adotados em alguns carros produzidos no Brasil.
Também está localizado em Limeira, desde 2011, um polo internacional da companhia que produz sistemas de direção elétrica e cintos de segurança que são fornecidos ao mercado interno e também exportados para várias partes do mundo. Hoje a unidade brasileira já abastece 25% das necessidades de cintos da fábrica da ZF no México e, segundo Carlos Delich, este porcentual vai crescer para 100%.