São Paulo – Em janeiro, no retorno dos trabalhadores das férias coletivas, a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus retomará a produção em dois turnos completos, o que não ocorre desde abril, quando utilizou um layoff para adequar o ritmo da fábrica à demanda do mercado prejudicado pela mudança de fase do Proconve para a P8, que exigiu a tecnologia Euro 6, mais cara e cujos custos precisaram ser repassados aos caminhões e ônibus ali produzidos. O presidente Roberto Cortes enxerga 2024 com otimismo: além de uma esperada melhoria no mercado de caminhões a companhia recebeu, por meio do programa Caminho da Escola, a encomenda de 5,6 mil ônibus escolares.
“É o maior lote vencido pela nossa empresa na história”, afirmou Cortes a jornalistas na segunda-feira, 27. “Vamos, portanto, incrementar a nossa produção em Resende, trazendo de volta aqueles trabalhadores que estavam afastados.”
Desde abril grupos de trabalhadores se revezam na linha de produção e em casa. Quando um retornava outro era afastado, com os salários bancados pelo FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador, e ocupando seu tempo com cursos de capacitação. A medida foi necessária porque a produção de caminhões recuou 37,8% e a de chassis de ônibus caiu 35,2% de janeiro a outubro, segundo a Anfavea, devido à mudança para o Euro 6.
A partir de janeiro a produção retorna a todo o vapor: “O mercado certamente vai melhorar. É muito cedo para cravar um número de crescimento, mas será melhor do que em 2023. Temos a expectativa da continuidade da redução na taxa de juros e de uma alta de 1,5% a 2% do PIB. Temos as obras do PAC, o Caminho da Escola. E os mercados de exportação também tendem a se recuperar”.
Nem todas as 5,6 mil unidades da licitação ganha pela VW Caminhões e Ônibus deverão ser entregues em 2024, mas há expectativa de que boa parte das encomendas seja feita ao longo ano. Serão 4 mil unidades do modelos ORE 1, com base no Volksbus 8.180E, e 1,6 mil da Onuera, configurada no Volksbus 8.180. Todas elas movidas pelo motor Cummins ISF 3.8L e equipadas com ar-condicionado.
Além da companhia da Volkswagen Caminhões e Ônibus venceram os do leilão Iveco, Volare e Agrale. A Mercedes-Benz, que tradicionalmente ganha um ou outro lote, não terá encomendas nesta etapa do programa.
Internacionalização
Em 2024 a VW Caminhões e Ônibus dará mais um passo em seu processo de internacionalização ao inaugurar sua fábrica em Córdoba, Argentina. Serão produzidos caminhões e chassis de ônibus na unidade do Grupo Volkswagen, de onde também saem transmissões para veículos leves e motocicletas Ducati.
Em paralelo a companhia segue abrindo novas frentes, com olhar especial sobre regiões como África, Ásia e Oriente Médio. O e-Delivery, primeiro caminhão 100% elétrico produzido no Brasil, já é exportado para Argentina, Paraguai e Guatemala. Mas Cortes quer mais: “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de exportações, seja de modelos a diesel seja dos nossos elétricos”.