SUV X5, atualmente importado da Carolina do Sul, Estados Unidos, inicia a era de eletrificação na fábrica brasileira
São Paulo – “A BMW segue a demanda do consumidor.” Por mais de uma vez Reiner Braun, presidente e CEO do Grupo BMW na América Latina, mencionou esta frase em reunião com jornalistas na sede da companhia, em São Paulo, quando anunciou a produção local do X5 híbrido plug-in, o primeiro eletrificado a sair das linhas de montagem de Araquari, SC.
Foi o que respondeu à reportagem da Agência AutoData quando questionado se o X5 nacional teria a motorização híbrido flex. Pois ele será a gasolina, como o atualmente importado de Spartanburg, Carolina do Sul, Estados Unidos. Mas os híbridos flex estão na mira e virão “quando a demanda do consumidor existir”.
Pelo X5 PHEV a demanda surpreendeu: no ano passado foi o terceiro BMW mais vendido no Brasil, mesmo com preço superior a R$ 700 mil, com 1,2 mil licenciamentos. Só ficou atrás dos nacionais Serie 3 e X1. Com a nacionalização, prevista para o último trimestre, o modelo deixará de pagar imposto de importação.
Michael Nikolaides, diretor global de produção e logística do Grupo BWM, fez questão de ressaltar a flexibilidade de Araquari, que produz os Serie 3, X1, X3 e X4. Este fator permite com que novos veículos sejam adicionados sem necessidade de grandes investimentos, incluindo os eletrificados. No fim do ano passado a companhia anunciou expansão em 10% da capacidade de produção da unidade, para 11 mil veículos: “Será a única fábrica do mundo a produzir modelos flex, gasolina e híbridos plug-in”.
Nacionalizar o X5 integra o investimento de R$ 500 milhões anunciado pela BMW em 2021. É só o primeiro passo para a eletrificação: novos modelos PHEV e, por que não?, elétricos estão na mira, embora Braun e Nikolaides desconversem. Ou melhor: “A decisão seguirá a demanda do consumidor”.
Engenharia nacional
Maru Escobedo, presidente da BMW do Brasil, disse negociar com a matriz, na Alemanha, o desenvolvimento e a introdução da tecnologia híbrida flex no Brasil. Sem fornecer pormenores confirmou que seus engenheiros locais já trabalham no tema.
A área de pesquisa e desenvolvimento foi reforçada: segundo Jochen Otterbach, chefe de veículos com proteção especial do Grupo BMW, será responsável por desenvolver e homologar especificações de blindagem para toda a América Latina. Atualmente quatro modelos homologados pela engenharia global da BMW são oferecidos com blindagem, que é chamado de BMW Protection: Serie 3, o elétrico iX3 e o X5 PHEV.
“O BMW X1 Protection e o BMW iX1 Protection serão oferecidos em breve no Brasil. Alguns modelos novos também serão anunciados em breve e estarão disponíveis, incluindo mais modelos puramente elétricos.”