Dados do Banco Central apontam para menor índice de inadimplência desde julho de 2022
São Paulo – Ainda que de forma tímida, a passos curtos, tanto os juros como a inadimplência nos contratos de financiamentos para veículos 0 KM recuaram em fevereiro. Dados divulgados pelo Banco Central apontam que ambos os índices caíram na comparação com janeiro e com fevereiro do ano passado.
A inadimplência cedeu de 5,1% em janeiro para 5% em fevereiro. Doze meses antes os atrasos superiores a noventa dias nos financiamentos de veículos estavam em 5,6%. O índice é considerado elevado na série histórica, mas é o menor desde julho de 2022 e vem caindo mês a mês.
Quanto aos juros o índice voltou a apontar para baixo, após uma subida em janeiro. Em fevereiro a média nos contratos foi de 25,9%, 0,2 ponto porcentual abaixo de um mês antes e 3,1 pontos abaixo de um ano antes.
A tendência é seguir em queda, segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, que diz esperar recuo dos juros para acompanhar a redução da taxa Selic, hoje em 10,75% ao ano, e o corte nos spreads bancários decorrente da aprovação do marco de garantias, que facilitou a retomada do bem em caso de calote, reduziu o risco dos bancos e que, espera-se, seja repassado aos contratos de financiamentos.